Comercial da Amazon no Brasil causa polêmica por críticas a João Doria

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

28/03/2017 - 05:191 min de leitura

Fonte :

Imagem de Comercial da Amazon no Brasil causa polêmica por críticas a João Doria no tecmundo

A Amazon gerou um debate intenso entre a comunidade brasileira com a divulgação do primeiro comercial em vídeo da loja em versão nacional. A campanha se chama "Movidos por Histórias" e é focada na linha Kindle de eReaders da marca.

O clipe faz menção às ações do prefeito de Sâo Paulo, João Dória, que removeu pichações e grafites de diversas regiões da capital. No lugar das paredes, que ficaram com a cor cinza após a limpeza, foram projetados trechos de livros que estão à venda em forma de eBooks na Amazon.com.br.

Assista abaixo e tire as suas próprias conclusões:

As falas misturam clássicos, como "1984", de George Orwell, e "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, com sucessos mais recentes — há até um trecho de "50 Tons de Cinza", de E.L. James. "Cobriram a cidade de cinza? A gente cobriu o cinza de histórias", diz o comercial, que tem pouco mais de um minuto.

Nas páginas da Amazon em que a campanha foi divulgada, incluindo no canal do YouTube, o debate está acalorado. De um lado, usuários elogiam a campanha e a valorização da literatura e da cultura em geral. Do outro, há críticas ao fato de que a empresa estaria "defendendo pichadores" e tomando um posicionamento político desnecessário.

E você, de que lado está?

Doria responde

Em uma postagem no Facebook, o prefeito João Doria criticou o comercial e chamou a marca de "oportunista". Ele ainda lançou um desafio: que a Amazon faça uma ação transformadora "doando livros para as bibliotecas, computadores e tablets para nossas escolas municipais", além de patrocinar um dos MARs (Museus de Arte de Rua) na cidade.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também