Z-Series: AMD entra no mercado de chips para tablets

Por Felipe Gugelmin Valente

01/06/2011 - 07:361 min de leitura

Fonte :

Imagem de Z-Series: AMD entra no mercado de chips para tablets no site TecMundo

(Fonte da imagem: MSI)

A AMD anunciou oficialmente nesta quarta-feira (1º), durante a Computex 2011, sua entrada no mercado de chips feitos especialmente para tablets. A Z-Series, identificada até o momento pelo codinome Desna, terá como alvo dispositivos construídos para operar com os sistemas operacionais Windows.

O primeiro modelo da série, conhecido como Z-01, já está em produção e foi enviado a diversos fabricantes. A novidade conta com dois núcleos Bobcat com clock de 1 GHz, processador de vídeo AMD Radeon HD 6250 e TDP (termal design power) de 5,9 W.

O chip terá suporte a aplicativos que usam o DirectX 11 e será capaz de decodificar vídeos com resolução de até 1080p. O primeiro tablet a contar com a novidade é da MSI, possui o nome WindPad 110W e já está sendo demonstrado para os visitantes da Computex 2011.

Nova geração do chip Fusion

A empresa também aproveitou a Computex 2011 para anunciar a nova geração dos chips Fusion, que será conhecida como Trinity. A novidade tem lançamento planejado para 2012 e será a responsável por substituir os chips Llano, programados para chegar ao mercado em julho de 2011.

Outra novidade apresentada pela empresa foi a tecnologia BlueStacks, que permite virtualizar os softwares desenvolvidos para Android. Com isso, os usuários dos tablets equipados com os chips Z-Series poderão acessar aplicativos para o sistema operacional portátil da Google mesmo que estejam trabalhando em um ambiente Windows.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes