Freedom de Pharrel Williams é a primeira faixa exclusiva do Apple Music

Por Felipe Gugelmin Valente

24/06/2015 - 07:222 min de leitura

Fonte : Decodec Magazine

Entre as armas que a Apple vai usar para chamar atenção para seu novo sistema de streaming de músicas está o lançamento de faixas exclusivas. A primeira música dessa categoria é “Freedom”, de Pharrel Williams (conhecido pelo sucesso “Happy”), que está sendo liberada aos poucos em teasers divulgados pela companhia.

A existência da faixa não é exatamente uma novidade, visto que ela já havia aparecido durante o anúncio do Apple Music durante a mais recente WWDC. Assim como o novo serviço, a música em questão deve fazer sua estreia oficial no dia 30 de junho deste ano — inclusive no Brasil, que vai ser um dos primeiros países contemplados com a novidade.

A expectativa é a de que a faixa faça sua estreia na rádio online Beats 1, mas logo faça a transição para a seção “Connect”, restrita a assinantes pagos. Aparentemente, essa vai ser uma estratégia comum da empresa com o objetivo de conquistar novos consumidores e fazê-los pagar por uma assinatura.

Gravadoras independentes abraçam o sistema

Após a carta aberta publicada pela cantora Taylor Swift, a Apple decidiu mudar sua decisão de não pagar artistas durante o período de três gratuitos oferecidos pelo Music. Quem se beneficiou com isso foram as gravadoras independentes, que também criticavam a decisão da companhia que fazia artistas “trabalharem de graça” durante esse período.

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Pouco após a mudança, a Apple estabeleceu acordos de distribuição com o Beggars Group (Cat Power, Interpol, The National) e a agência de direitos independentes Merlin, que possui em seu catálogo aproximadamente 20 mil selos e distribuidores. Em um comunicado enviado à Billboard, o CEO da Merlin afirmou que a Companhia da Maçã também mudou outros termos que tornaram o serviço mais atraente aos artistas.

Embora os detalhes dos acordos ainda estejam cercados de mistério, esses anúncios são importantes para o estabelecimento do Apple Music como uma alternativa viável a concorrentes como o Spotify. Resta esperar para descobrir se a iniciativa vai conseguir ganhar tração no mercado ou se a Apple vai ter dificuldades em se estabelecer nesse mercado.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


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