Apple promete abrir mão de royalties caso seu padrão nano-SIM seja aprovado

Por Felipe Gugelmin Valente

26/03/2012 - 04:101 min de leitura

Fonte :

Imagem de Apple promete abrir mão de royalties caso seu padrão nano-SIM seja aprovado no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)

Uma verdadeira guerra está acontecendo no mundo da tecnologia, envolvendo o padrão nano-SIM. A Apple está batalhando contra empresas como a Nokia, Motorola e SIM para que suas tecnologias sejam aprovadas pelo Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI), o que lhe daria grandes vantagens comerciais no futuro.

Nesta segunda-feira (26 de março), a companhia de Cupertino tomou uma atitude decisiva para concretizar seus planos. Uma carta enviada pelos advogados da organização aos membros do ETSI afirma que ela está disposta a abrir de seus royalties caso o padrão que sugeriu seja adotado, licenciando todas as patentes relacionadas para o órgão.

Para que isso aconteça, a gigante comandada por Tim Cook impõe somente uma condição: todas as empresas envolvidas nas negociações teriam que tomar exatamente a mesma atitude no que diz respeito às especificações que apoiam os cartões nano-SIM.

Atitude decisiva

A atitude adotada pela Apple deixa seus competidores em uma situação bastante delicada. Afinal, mesmo que eles não aceitem o acordo, a iniciativa de abrir mão de patentes importantes deve tornar a empresa da Maçã a melhor opção aos olhos dos membros votantes do ETSI.

Uma decisão final relacionada ao padrão adotado para a fabricação de cartões nano-SIM deve ser tomada até o fim desta semana. Os membros votantes vão se reunir no Smart Card Plataform Plenary, evento que acontece na França, para finalmente chegar a uma conclusão e encerrar de vez os debates.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes