Waze lança serviço de carona solidária para diminuir carros nas ruas

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

17/05/2016 - 03:501 min de leitura

Fonte :

Imagem de Waze lança serviço de carona solidária para diminuir carros nas ruas no tecmundo

O aplicativo Waze, que já é uma referência no mercado de localização e navegação no trânsito, agora está envolvido em outro setor — que, em vez de incentivar mais pessoas a pegarem o carro e saírem por aí tendo o app como GPS, faz justamente o oposto.

Trata-se do Waze Carpool, um serviço de "carona solidária" que tenta convencer a população trabalhadora a deixar o automóvel em casa na hora de ir para a labuta para ocupar o assento vago no veículo de outro motorista, fazer um social com as pessoas no trajeto e ainda ajudar o trânsito e o meio ambiente.

Diferente de serviços como o Uber, aqui você não pede um motorista. Tanto o dono de carro quanto o pedestre preenchem um cadastro indicando aonde estão indo e, se o destino coincidir, a carona solidária é sugerida. Esse é o conceito do carpooling: não há qualquer tipo de taxímetro, exceto uma pequena taxa que ajuda no combusível e que pode ser acertada de forma flexível pelas duas partes (algo como 54 centavos por milha, ou 1,6 km).

undefinedSe o destino coincidir, você pode pedir carona a um motorista que use o Waze

Por enquanto, o serviço só funciona em Israel e nos Estados Unidos, sendo que apenas certos empregados de algumas regiões em São Francisco foram convidados para a fase inicial de teste (UCSF, Adobe, Walmart Global eCommerce e a própria Google, todos com escritórios próximos). O app para quem quer pegar caronas nos EUA é o Waze Rider. Depois de testado, é possível que o serviço seja expandido para outras regiões do país e também mais partes do mundo.

Você usaria um app de caronas? Comente no Fórum do TecMundo


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes