Relatório da Distimo disseca os segredos das App Store do Android e iOS

Por Renan Hamann

28/03/2014 - 12:212 min de leitura

Relatório da Distimo disseca os segredos das App Store do Android e iOS

Fonte :

Imagem de Relatório da Distimo disseca os segredos das App Store do Android e iOS no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Distimo)

Qual é o aplicativo presente no seu smartphone que você mais usa? É um jogo ou um app criado para facilitar a sua vida na faculdade? Pois a Distimo realizou um estudo completo para descobrir exatamente como funciona o comportamento dos consumidores de apps portáteis nas principais lojas virtuais do mundo: Google Play e App Store.

Os resultados deste estudo estão no relatório de março de 2014, que acabou de ser divulgado. Quer saber quais são os tipos de aplicativos mais baixados pelos usuários de todo o mundo? Então confira agora mesmo o que foi descoberto na pesquisa do Distimo — um instituto de pesquisas da Holanda e um dos mais respeitados de todo o mundo.

Google Play: a terra dos games

Você saberia dizer qual a porcentagem de aplicativos baixados na Google Play que é composta por games? Pois a resposta exata é “41,2%”. Os “jogos” lideram com folga na loja de aplicativos do Android e veem os “apps de comunicação” na segunda colocação com apenas 7,6%, seguidos de “ferramentas” (7,2%) e “entretenimento” (5,6%).

(Fonte da imagem: Reprodução/Distimo)

O instituto Distimo também avaliou quais as categorias de aplicativos que conseguiram melhorar suas marcas nas lojas de aplicativos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Apps relacionados a dinheiro e finanças aumentaram suas marcas em mais de 70%, enquanto esportes avançaram mais de 40% entre os dois meses e “notícias e revistas” subiram pouco menos de 10%. “Jogos” subiu menos de 2%. Todas as outras categorias tiveram diminuição no volume de downloads.

(Fonte da imagem: Reprodução/Distimo)

App Store: jogos também dominam

Assim como na Google Play, os jogos também dominam a loja de softwares portáteis da Apple. A diferença fica nas outras categorias que compõem o pódio. Enquanto “Games” ficam com 40,6% do mercado, os “Apps de entretenimento” surgem com 8,2%. “Foto e vídeo” garantem 6,2% dos downloads e “redes sociais” aparecem com 6% do volume total.

(Fonte da imagem: Reprodução/Distimo)

Quando analisamos as categorias que mais tiveram crescimento na loja de apps da Apple, o principal avanço foi no segmento de “dinheiro e finanças”, que cresceu mais de 40%. Em seguida vêm os “catálogos” com um pouco mais de 20%, “esportes” com 13% e “comidas” com 12%. Apps de previsão do tempo cresceram menos de 1% e todos os outros caíram em relação ao mês anterior.

(Fonte da imagem: Reprodução/Distimo)


Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.


Veja também


Fontes