Otimismo: download de apps mobile no Brasil crescerá 40% em 2016

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

13/02/2016 - 04:551 min de leitura

Otimismo: download de apps mobile no Brasil crescerá 40% em 2016

Fonte :

Imagem de Otimismo: download de apps mobile no Brasil crescerá 40% em 2016 no tecmundo

O Brasil é um dos mercados mais aquecidos do mundo mobile em termos de apps e deve se tornar um destaque ainda maior nos próximos cinco anos. Essa é só uma das conclusões positivas do relatório trimestral da empresa de dados e consultoria App Annie sobre serviços e ferramentas baixadas para tablets e smartphones.

Segundo o estudo, o rendimento em apps no Brasil vai crescer 40% em 2016 em relação ao ano passado — mesmo com os atuais problemas financeiros, o App Annie ressalta. Seguindo a tendência mundial, tablets desaceleram cada vez mais, enquanto smartphones não param de crescer (em telas de todos os tamanhos, seja as tradicionais ou as maiores, que estão matando o mercado dos tablets).

A expectativa é que o país, junto de México, Índia e Indonésia, seja responsável por fazer a Google Play disparar no mercado nos próximos anos, deixando para trás a App Store (do iOS) e as lojas terceirizadas para Android (como a da Amazon). A App Store deve continuar liderando a geração de receita até 2017, quando a Google Play vai ultrapassar a rival até nesse quesito — ela já é líder em downloads. A ideia é que os países em desenvolvimento que ainda estão conhecendo o Android e os dispositivos de baixo custo façam os números da Google aumentarem ao ponto de que a quantidade de pequenos gastos vai superar os poucos (porém mais custosos) no iOS.

Além disso, jogos para celular continuarão bombando, mas os "não-games" crescerão 23% até 2020, atingindo 182 bilhões de downloads em todo o mundo e ultrapassando até o hoje extremamente lucrativo mercado de joguinhos.

O relatório pode ser conferido neste link em inglês (basta preencher um pequeno cadastro para acessá-lo).

Qual loja você prefere, App Store ou Google Play? Comente no Fórum do TecMundo


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes