Tinker Board da ASUS é um concorrente de peso para o Raspberry Pi

Por Felipe Gugelmin Valente

24/01/2017 - 04:231 min de leitura

Fonte :

Sem muito alarde, a ASUS lançou na última segunda-feira (23) o Tinker Board, aparelho que promete fazer uma concorrência bastante forte ao Raspberry Pi. Adotando um chassis modesto, o dispositivo traz como principal diferencial um processador potente o bastante para conseguir reproduzir vídeos com qualidade 4K.

Além de funcionar como um computador portátil convencional, o dispositivo pode ser transformado em um gadget da Internet das Coisas graças à presença de pinos 28 GPIO. A desvantagem surge na forma do preço cobrado: US$ 68 (R$ 215), quase o dobro do que é cobrado pelo Raspberry Pi 3.

Especificações técnicas

  • Processador: Cortex A-17 quad-core de 1,8 GHz
  • Memória RAM: 2 GB Dual channel LPDDR3
  • Conexão HDMI 2.0 com suporte à resolução 4K
  • Gigabit LAN e Bluetooth 4.0
  • WiFi 802.11 b/g/n
  • Fonte de energia: 5V/ 2A Micro USB (não inclusa na embalagem)

Assim como seu principal competidor, o Tinker Board vai rodar uma versão customizada do Debian Linux e oferecer suporte Kodi à reprodução de mídia. A ASUS também planeja oferecer em um momento futuro suporte a distribuições como o Ubuntu e o openSUSE, mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também