Hyundai confirma versão de produção do conceito retrô-futurista N Vision 74

Por Yuri Chaves Silva Pinho

02/09/2024 - 13:162 min de leitura

Hyundai confirma versão de produção do conceito retrô-futurista N Vision 74

Fonte : Divulgação/Hyundai

Para a alegria dos entusiastas, a sul-coreana Hyundai confirmou que haverá uma versão de produção do N Vision 74, o conceito com estilo retrô que pegou a todos de surpresa e que impressionou tanto pelos atributos quanto pelo design exótico.

Apresentado em 2022, o N Vision 74 foi visualmente inspirado no conceito Pony Coupé, de 1974, idealizado pelo renomado designer Giorgetto Giugiaro, co-fundador do estúdio Italdesign. O projeto original não seria atribuído à montadora sul-coreana, entretanto, um pedido oficial às vésperas do Salão de Turim mudou os planos iniciais.

Apesar da recepção positiva, o conceito Pony Coupé não se tornou um modelo de produção e, portanto, nunca foi comercializado. Ironicamente, suas linhas inspiraram o icônico DMC DeLorean, eternizado na franquia De Volta Para o Futuro, além de servirem de referência para o N Vision 74 que causou alvoroço no cenário automotivo global.

N Vision 74 ao lado de sua inspiração, o Pony Coupé Concept de 1974.
N Vision 74 ao lado de sua inspiração, o Pony Coupé Concept de 1974.

Anunciado como "o primeiro laboratório móvel híbrido a hidrogênio", o N Vision 74 é movimentado por dois motores elétricos no eixo traseiro, capazes de gerar até 679cv e 91,7kgfm. Eles são alimentados por baterias de 62,4kWh e tanques de hidrogênio de 4,2kg de capacidade, o suficiente para uma autonomia combinada superior a 600km.

Pesando quase 2.500kg, o conceito híbrido pode ir de 0 a 100km/h em menos de quatro segundos e atingir a máxima de 250km/h, números que podem mudar bastante no futuro modelo de produção que, segundo rumores, entregará potência máxima na casa dos 800cv mantendo a propulsão híbrida, com o auxílio do hidrogênio.

A confirmação da produção veio da própria Hyundai, durante um evento para investidores e o anúncio de 21 novos produtos até 2030. Mais especulações apontam para a chegada do N Vision 74 de produção por volta de 2026 em uma tiragem limitada a 100 unidades, sendo 30 delas projetadas para uso exclusivo nas pistas.

Carroceria alargada e o enorme aerofólio traseiro dão uma boa ideia do que esperar dele nas pistas.
Carroceria alargada e o enorme aerofólio traseiro dão uma boa ideia do que esperar dele nas pistas.

Resta saber qual caminho a Hyundai seguirá, de fato, com o N Vision 74 de produção. Vale lembrar que donos de carros movidos a hidrogênio têm relatado inúmeros problemas com seus veículos e, mediante isso, pode ser que a sul-coreana opte por um trem de força 100% elétrico ou um motor a combustão. Mais informações podem sair a qualquer momento.


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.


Veja também


Tags