Farol de bicicleta pode ajudar a construir cidades inteligentes no futuro

Por Douglas Petronilho Vieira

16/06/2017 - 09:061 min de leitura

Farol de bicicleta pode ajudar a construir cidades inteligentes no futuro

Fonte :

Imagem de Farol de bicicleta pode ajudar a construir cidades inteligentes no futuro no tecmundo

Se um projeto desenvolvido graças à parceria entre a universidade irlandesa Queen e a See.Sense se tornar realidade futuramente, os faróis de bicicleta vão ajudar a tornar as cidades mais inteligentes graças a alguns recursos adicionais.

Segundo informações divulgadas, as luzes foram projetadas para trazer sensores que analisam o caminho feito pelo ciclista e enviam alertas às autoridades caso encontre alguma anomalia ou problema. Além disso, se por algum motivo você cair ela também terá um sistema para chamar uma ambulância caso sofra um acidente (para isso, a luz precisa estar conectada – possivelmente via Bluetooth – ao seu smartphone).

A equipe de desenvolvimento espera ajudar o ciclista a identificar pontos nos quais é preciso tomar cuidado

Outro detalhe importante é o fato de que a equipe de desenvolvimento espera ajudar o ciclista a identificar pontos nos quais é preciso tomar cuidado por conta de uma determinada localização (possivelmente uma região mais perigosa) ou por causa de algum problema ambiental.

“Essas informações podem ser usadas pelas autoridades locais para identificar quando uma via precisa de reparos ou quando melhorias na infraestrutura precisam ser feitas. Essa identificação prévia vai fazer de nossas estradas e infraestrutura mais seguras e ajudar as cidades a usar seus recursos de forma mais eficiente”, explicou Adele Marshall, responsável pelo projeto. E, como qualquer outro trabalho do gênero, não há nenhuma previsão de lançamento.


Por Douglas Petronilho Vieira

Especialista em Redator

Fã de games, filmes e séries. Tenho mais de uma década de experiência no jornalismo, e geralmente uso o tempo livre para passear com a família ou jogar algum game retrô (especialmente Super Nintendo).


Veja também


Fontes