Caneta da Wacom transforma desenhos reais em imagens digitais

Por Felipe Gugelmin Valente

30/08/2011 - 05:221 min de leitura

Fonte :

Imagem de Caneta da Wacom transforma desenhos reais em imagens digitais no site TecMundo

A companhia australiana Wacom anunciou nesta terça-feira (30 de agosto) o lançamento da Inkling, caneta digital que permite transformar desenhos reais em arquivos digitais sem o auxílio de qualquer scanner. Através de um sensor próprio, o dispositivo transfere as linhas feitas em qualquer superfície para a tela do computador, mantendo a precisão que somente o traçado manual é capaz de entregar.

Segundo a empresa, o novo dispositivo deve facilitar a vida tanto de designers gráficos quanto à de pessoas que simplesmente gostam de desenhar durante seu tempo livre. Ao dispensar o uso de dispositivos adicionais, a Inkling permite que as obras realizadas passem direto de um bloco de papel para a caixa de entrada de email de contatos e clientes.

Do papel para o computador

A caneta possui uma tecnologia proprietária que garante 1024 níveis de intensidade, que são interpretados de maneira competente por um software instalado no computador. Todos os sinais captados são enviados à máquina através de uma entrada USB conectada ao sensor responsável por analisar a superfície da folha de papel utilizada e os movimentos realizados pelo usuário.

(Fonte da imagem: Wacom)

Ao pressionar um botão no sensor de movimentos que acompanha a novidade, o usuário pode criar diferentes camadas para um desenho, facilitando sua edição posterior. Os trabalhos podem ser salvos nos formatos JPEG, BMP, TIFF, PNG, SVG e PDF sem o auxílio de qualquer programa especializado. Além disso, o produto também permite a transferência direta dos traços realizados para o Photoshop, Illustrator e Autodesk Sketchbook Pro/Designer.

A Wacon anunciou que a Inkling estará disponível para venda no mundo todo, começando por um lançamento norte-americano em algum momento da metade de setembro. O preço cobrado pelo pacote, que inclui caneta, sensor e software, tem preço sugerido de US$ 199.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes