Preço dos smartphones deve baixar até a páscoa, promete governo

Por Felipe Gugelmin Valente

06/03/2013 - 06:191 min de leitura

Fonte :

Imagem de Preço dos smartphones deve baixar até a páscoa, promete governo no site TecMundo

Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações (Fonte da imagem: Reprodução/Estado de S. Paulo)

Caso você esteja planejando comprar um smartphone novo, pode ser uma boa ideia esperar até a páscoa para fazer isso. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou na última terça-feira (5) ao Estado de S. Paulo que aparelhos do tipo devem ser inclusos na conhecida “Lei do Bem” até o final de março.

Com isso, os aparelhos vão passar a contar com diversas isenções fiscais, o que poderá baixar o valor cobrado por eles em até 25%. A medida foi sancionada em 18 de setembro do ano passado e agora depende de um decreto presidencial para ser devidamente regulamentada.

Motivos para a demora

Segundo Bernardo, a demora para que a resolução entrasse em vigor é decorrente de questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Outro fator que atrasou a inclusão dos smartphones na “Lei do Bem” foi a votação do Orçamento da união, que demorou mais tempo do que o planejado inicialmente.

Antes que a decisão entre em vigor, ainda resta discutir quesitos como o valor máximo que um aparelho pode ter para se beneficiar das isenções. Até outubro do ano passado, era preciso que um dispositivo do tipo custasse entre R$ 200 e R$ 1,1 mil no varejo para que pudesse haver uma redução efetiva em seu preço.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também