menu
Tecmundo
Celular

iPhone dobrável chega em 2026 com tela de 7,8 polegadas e iOS otimizado, diz rumor

Analistas apontam que futuro celular da Apple será voltado para integração com ecossistema e pode gerar nova onda de interesse no setor de dobráveis.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

23/07/2025, às 12:00

O smartphone dobrável da Apple parece mesmo cada vez mais próximo de virar realidade, ao menos de acordo com a quantidade de rumores recentes. Desta vez, um relatório da TrendForce traz novos palpites sobre o futuro dispositivo.

De acordo com a publicação, o aparelho possivelmente será apresentado pela Maçã no segundo semestre de 2026, o que indica que ele será um dos destaques da tradicional conferência da fabricante em setembro do ano que vem. Além disso, os analistas reforçam que o destaque do dispositivo estará no software e na já tradicional integração com o ecossistema da marca.

Segundo o texto, o aparelho vai "enfatizar o foco da Apple em estabilidade" e terá uma "otimização profunda do iOS" para o uso em telas dobráveis, com uma "integração fluida entre hardware e software". A ideia é que esse modelo reative o interesse do usuário nesse mercado, em especial nos consumidores voltados para produtos premium.

Em termos de especificações técnicas, o iPhone dobrável deve apresentar uma tela externa (no modo fechado) de 5,5 polegadas, enquanto o aparelho totalmente aberto terá um display de 7,8 polegadas. Essa informação bate com rumores anteriores publicados sobre o aparelho.

O que já sabemos do iPhone dobrável?

Até agora, não há qualquer informação oficial por parte da Apple sobre o dispositivo dobrável, que já é esperado há anos pelo público. Nos últimos meses, porém, a quantidade de possíveis informações a respeito dele aumentou de forma considerável. 

Especulações apontam, por exemplo, que a Samsung Display será a fornecedora e fabricante da tela, e que o painel terá um mecanismo de metal líquido na dobradiça para evitar problemas de marcas da dobra e aumentar a durabilidade do aparelho. Além disso, como já é esperado, o modelo será bastante caro e terá uma fabricação relativamente limitada em termos de unidades.

A produção em massa do iPhone dobrável até já teria sido "encaminhada" pela Maçã, o que significa que ela já preparou a linha de produção para atender a essa nova demanda.

Como está o mercado de dobráveis no mundo

O relatório da Trend Force traz ainda informações gerais sobre o mercado de smartphones dobráveis. As notícias são mistas sobre o segmento e mostram algumas tendências:

  • o crescimento na venda de dobráveis deve continuar em 2025, mas em um ritmo menos acelerado do que nos anos anteriores. O consumidor ainda considera esse tipo de aparelho "experimental" e caro, preferindo os modelos de formato tradicional e já estabelecido;
  • a Samsung segue a líder isolada dessa categoria, em especial com a chegada da nova geração composta por modelos como o Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7. Porém, a sul-coreana pode perder mercado em 2025 e cair de 45,2% para 35,4% da fatia do segmento em um ano;
undefined
A divisão do mercado de dobráveis em 2024 (no círculo interno) e neste ano (no externo). Imagem: Reprodução/TrendForce

Sabia que a Apple processou um youtuber especialista em vazamentos por supostamente acessar um iPhone para obter segredos do iOS 26? Confira essa história em detalhes no TecMundo!



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

star

Continue por aqui