Como utilizar o Chrome OS a partir de uma máquina virtual

Por Felipe Gugelmin Valente

06/10/2011 - 02:532 min de leitura

Fonte :

Imagem de Como utilizar o Chrome OS a partir de uma máquina virtual no site TecMundo

Algo que tornou a Google famosa, além de seu ótimo sistema de buscas, é o fato de que a empresa está presente em uma grande variedade de empreendimentos na internet. Seja através de navegadores, sistemas operacionais portáteis ou serviços de música, é difícil encontrar um campo em que a companhia não atue.

Dentre toda a lista de iniciativas feitas pela Google, o Chrome OS sem dúvida é uma das mais interessantes. Com a promessa de dispensar discos rígidos grandes e poupar recursos do computador, o sistema operacional usa como base de operações a nuvem, eliminando a instalação de qualquer programa para a realização de tarefas cotidianas.

Embora o produto seja direcionado para notebooks e netbooks, é possível testar suas funções sem qualquer problema através de um desktop. Para isso, é preciso somente a instalação de uma máquina virtual, ambiente que simula um computador real no qual o software está instalado.

Neste artigo, ensinamos como usar o Virtual Box para criar um ambiente de testes para o Chrome OS. Essas etapas podem ser seguidas em qualquer computador com o ambiente Windows, basta que o hardware seja poderoso o bastante para rodar dois sistemas operacionais simultâneos sem grandes problemas.

Pré-requisitos

Atenção!

Antes de testar o Chrome OS em seu computador, lembre-se de que a versão atual do sistema operacional ainda está em fase de testes. Dessa forma, são comuns problemas de desempenho e incompatibilidades com determinados hardwares. Assim, não estranhe se, mesmo em uma máquina de última geração, o software apresentar problemas de desempenho.

Ao clicar no link para baixar o Chrome OS, certifique-se de selecionar o download da versão do sistema operacional compatível com o Virtual Box. Caso contrário, as etapas apresentadas neste artigo não poderão ser seguidas da maneira apropriada.

Da mesma forma, é preciso ficar atento ao fato de que o Chrome OS não funciona com todos os computadores disponíveis no mercado. O Tecmundo testou o sistema operacional em duas máquinas, sendo que em uma delas não foi possível iniciá-lo devido à problemas com o hardware utilizado.

Teste o Chrome OS em sua máquina

1) Abra o Virtual Box e crie uma nova máquina virtual, clicando na opção “Novo”;

2) No assistente do programa, selecione o nome da máquina virtual (no caso, Chrome OS). Em “Sistema Operacional”, deixe marcada a opção Linux. Na hora de escolher a versão, selecione o campo “Other Linux” (Outro Linux);

3) Na próxima etapa, é preciso determinar a quantidade de memória usada pelo sistema operacional. Certifique-se de reservar no mínimo 512 MB de RAM para que o Chrome OS tenha desempenho satisfatório;

4) Marque o campo “Disco Rígido de Boot” e, em seguida, selecione a opção “Utilizar disco rígido existente” e encontre o local onde o arquivo do Chrome OS está salvo (lembre-se de que é preciso descompactá-lo para ter acesso à imagem utilizada);

5) Na próxima janela, surge uma lista com todos os detalhes da máquina virtual que será criada. Para iniciar o processo, selecione a opção “Finalizar”;

6) Após terminar as configurações necessárias, o Chrome OS vai surgir como uma das opções de sistemas operacionais virtuais do Virtual Box. Clique duas vezes sobre ele para começar a utilizá-lo;

7) Antes de começar a aproveitar todos os recursos oferecidos pelo sistema, é preciso realizar o login com uma conta Google qualquer, que pode ser tanto um endereço de email quanto uma identidade do Orkut, por exemplo;

8) Após uma etapa de configuração simples, em que é preciso ajustar o touchpad (ou mouse) utilizado, o sistema operacional leva o usuário à Chrome Web Store. A partir desse momento, fica a cargo de cada pessoa decidir qual a melhor forma de usar o sistema operacional.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes