Aumento de CO2 na atmosfera baterá recorde em 2020, apontam cientistas

Por Igor Almenara Carneiro

25/01/2020 - 14:001 min de leitura

Aumento de CO2 na atmosfera baterá recorde em 2020, apontam cientistas

Fonte :

Imagem de Aumento de CO2 na atmosfera baterá recorde em 2020, apontam cientistas no tecmundo

Indo na contramão da conservação do planeta, este ano teremos péssimos números para a emissão de dióxido de carbono. Segundo UK Met Office forecast, se continuarmos com o crescimento constante na produção destes poluentes, 2020 será um ano de recordes nada animadores.

Dióxido de carbono (CO2), a substância que causa o acúmulo de calor na atmosfera, é emitido principalmente do uso de combustível fóssil nas suas mais diversas aplicações. Ademais, seu acúmulo alcança níveis ainda maiores na ocorrência de queimadas e incêndios, como aquele que atingiu a Amazônia em 2019 e o fogo que ainda atormenta a Austrália.

Esses fenômenos impulsionam a emissão de gases e poderemos chegar ao maior valor do ano já em maio: 417.4 ppm (parte por milhão). Espera-se que o crescimento anual para 2020 chegue a 2.75 ppm — um dos maiores aumentos registrados na história.

Confira na animação como o dióxido de carbono se movimenta ao redor do planeta.

Além dos incêndios, o El Niño também é um dos principais causadores do aumento de dióxido de carbono na atmosfera. Como é conhecido, o El Niño é o aquecimento periódico das águas do Oceano Pacífico e que afeta principalmente a Amazônia e florestas tropicais da Indonésia. Esses sistemas naturais, então, passam a absorver menos dióxido de carbono da atmosfera e, por consequência, a temperatura do mundo inteiro é afetada.

Como consequência, temperaturas mais elevadas aumentam o consumo de energia elétrica e de combustível; haja visto que intuitivamente procuramos

(Fonte: VisualHunt)

Não é novidade que precisamos reduzir o consumo de combustíveis fósseis e optar por fontes de energia limpa ou renovável. Até que grandes corporações e governantes tomem uma atitude, todo esforço é bem vindo. Sendo assim, dê carona; utilize transporte coletivo; conheça as fabricantes dos produtos que consome e cobre por mudanças. Enquanto fenômenos como El Niño não podem ser evitados, há atitudes diárias que podem ser ajudar na conservação do planeta.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes