Cientistas australianos descobrem dois novos mamíferos

Por Julia Marinho

09/11/2020 - 15:002 min de leitura

Cientistas australianos descobrem dois novos mamíferos

Fonte :  The New York Times/Matthew Abbott/Reprodução

Imagem de Cientistas australianos descobrem dois novos mamíferos no tecmundo

O grande planador é um marsupial do tamanho de um gambá, endêmico no país (ou seja, ele é característico da Austrália). Há muito que cientistas, à vista da variedade de cores e formas que ele apresenta, desconfiavam que sua espécie, classificada como Petauroides volans, não era uma só. Bingo: pesquisadores de três universidades do país descobriram que, em vez de uma, são três as espécies abrigadas sob o gênero Petauroides.

"Especula-se há um bom tempo que poderia haver mais de uma espécie de grande planador. Agora, temos o DNA para provar essa ideia. Isso mudará toda a maneira como estudaremos esses animais", disse a bióloga Denise McGregor, da Universidade James Cook (JCU).

O grande planador, endêmico nas florestas no sudoeste do país.O grande planador, endêmico nas florestas no sudoeste do país.

A ideia de investigar as semelhanças e diferenças genéticas entre espécimes de grandes planadores surgiu quando ela analisava a distância que esses animais alcançavam (eles planam a até cem metros), além da variedade de tamanho e fisiologia entre espécimes.

O sequenciamento genético dos exemplares contou com o esforço conjunto das universidades Nacional da Austrália (ANU) e de Camberra (UC) e mais da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO), e confirmou que os grandes planadores da Austrália, na verdade, se dividem em não uma, mas três espécies.

"Não é todo dia que a existência de novos mamíferos são confirmados, muito menos dois de uma vez", disse, em comunicado, o zoólogo Andrew Krockenberger, da JCU.

Na imagem, as novas espécies: acima, à esquerda, o Petauroides minor; abaixo, o P. armillatus; e à direita, o P. volans.Na imagem, as novas espécies: acima, à esquerda, o Petauroides minor; abaixo, o P. armillatus; e à direita, o P. volans.

Ainda em risco de extinção

As boas novas, porém, não diminuem a preocupação com os animais: grandes planadores são classificados como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A situação é ainda mais crítica frente à ferocidade com que, nos últimos anos, os incêndios sazonais têm devastado as florestas da Austrália.

"Como resultado, tem havido um foco maior na compreensão da diversidade genética e estrutura das espécies para proteger sua capacidade de sobreviver e de se adaptar às mudanças climáticas e seus efeitos", disse a ecóloga Kara Youngentob, da ANU.

Os incêndios na Austrália este ano mataram quase meio bilhão de animais.Os incêndios na Austrália este ano mataram quase meio bilhão de animais.

Segundo ela, "se antes ele era dividido apenas em duas subespécies, a existência de três espécies de grandes planadores reduz sua distribuição anterior pelo país, aumentando ainda mais a preocupação com a conservação daquele animal e destacando a falta de informações sobre as outras espécies de grande planador. Sabemos muito sobre uma e pouco sobre duas outras".

A pesquisadora ressalta ainda que, pelo menos na última década, a Austrália registrou declínios alarmantes nas populações dos grandes planadores em seus habitats naturais, como as florestas de eucalipto de Mossman, em Queensland, e nas de Daylesford, em Victoria.