Bola de fogo é flagrada no céu de cidades dos EUA; veja o vídeo

Por André Luiz Dias Gonçalves

11/05/2021 - 07:002 min de leitura

Bola de fogo é flagrada no céu de cidades dos EUA; veja o vídeo

Fonte :

Imagem de Bola de fogo é flagrada no céu de cidades dos EUA; veja o vídeo no tecmundo

Uma bola de fogo iluminou o céu de várias cidades dos Estados Unidos na madrugada de domingo (9), sendo flagrada por câmeras de vigilância doméstica. O fenômeno brilhante e explosivo foi registrado nos estados de Minnesota, Dakota do Sul, Dakota do Norte e Wisconsin.

Não há maiores informações a respeito das características do objeto que iluminou o céu nos EUA. Mas, em geral, eventos como este são associados a pequenas rochas espaciais entrando na atmosfera terrestre e se partindo devido ao calor gerado pelo atrito. Nesta fase, elas são popularmente conhecidas como "estrelas cadentes".

Segundo a American Meteor Society (AMS), a passagem da bola de fogo, que ocorreu por volta das 3h no horário local, resultou em 39 relatos recebidos pelo site da entidade, incluindo seis vídeos e uma foto. Um deles, gravado por uma câmera instalada na campainha inteligente de uma casa, pode ser visto no tweet abaixo:

A gravação foi realizada na pequena cidade de West Fargo, que fica no estado da Dakota do Norte. No vídeo, é possível ver o objeto se aproximando do solo em alta velocidade e explodindo, gerando um flash brilhante sobre as casas da região, iluminando a madrugada.

Sem barulho e detritos

Bolas de fogo como esta que acaba de ser registrada nos EUA geralmente são muito pequenas para produzir estrondos e detritos para atingir o solo (a maioria se queima na atmosfera). De acordo com o Space, o fenômeno não gerou nenhum som e também não houve relatos de fragmentos encontrados na região.

Em algumas ocasiões, a rocha espacial pode ter dimensões maiores e apresentar um brilho ainda mais intenso durante a explosão, além de gerar som. Em março, um meteoro raro avistado na França e no Reino Unido em plena luz do dia gerou um estrondo sônico ao se partir no ar, deixando muitas pessoas assustadas.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também