Nova onda de covid? Dados indicam que doença está em alta

Por Acácio Moraes

07/11/2022 - 06:001 min de leitura

Nova onda de covid? Dados indicam que doença está em alta

Fonte :  Unplash 

Imagem de Nova onda de covid? Dados indicam que doença está em alta no tecmundo

Segundo dados divulgados pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) na semana passada, os resultados positivos de testes para infecção pelo coronavírus aumentaram de 3% para 17% no mês de outubro.

Esse é mais um indício de que uma nova onda da doença pode estar em curso no país. Além disso, o Rio de Janeiro registrou neste sábado o primeiro caso da subvariante Ômicron BQ.1 em território nacional.

Resultados positivos para a covid-19 têm aumentado em todo o país (Fonte: Unplash/Mufid Majnun)Resultados positivos para a covid-19 têm aumentado em todo o país (Fonte: Unplash/Mufid Majnun)

Os dados divulgados pelo ITpS foram reunidos a partir do estudo de quase 600 mil testes RT-PCR feitos em laboratórios nacionais entre o final do ano passado e o último mês. A média de resultados positivos no ano foi de 3%.

Em outubro, entretanto, o número médio de casos subiu para 17%. Os estados mais atingidos na última semana foram o Mato Grosso (de 3% para 18%), São Paulo (de 10% para 19%) e Rio de Janeiro (de 15% para 26%).

Entre os contaminados, as subvariantes BA.4 e BA.5 da cepa ômicron foram as mais presentes, em mais de 90% das amostras coletadas. Apesar do aumento, a vacinação em massa dos brasileiros está segurando as internações e casos graves.

Ainda assim, as internações de UTI em São Paulo cresceram 46% no período. Já no Rio de Janeiro, foi identificado o primeiro caso da subvariante BQ.1. Na Ásia, Europa e Estados Unidos já foram emitidos alertas sobre uma nova onda da doença.

Veja também