Robô MARVEL tem pés magnéticos para escalar estruturas metálicas

Por Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

02/01/2023 - 04:001 min de leitura

Robô MARVEL tem pés magnéticos para escalar estruturas metálicas

Fonte :  Science Robotics / Korea Advanced Institute of Science and Technology 

Imagem de Robô MARVEL tem pés magnéticos para escalar estruturas metálicas no tecmundo

Pesquisadores coreanos desenvolveram um robô com pés magnéticos capaz de escalar estruturas metálicas verticais e invertidas. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Robotics.

O robô quadrúpede foi desenvolvido pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, em parceria com um correspondente da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos).

Com uma tecnologia inovadora nas pernas e pés do robô, MARVEL (robô magneticamente adesivo para locomoção versátil e rápida, em tradução livre) consegue escalar estruturas ferromagnéticas verticalmente e tetos. 

Veja o vídeo. 

Com diversos sensores, MARVEL consegue desviar de obstáculos e mudar o plano de escalada. Partindo do solo, ele escala paredes e pode até ficar de ponta-cabeça em tetos, sem perder a aderência.

Isso só é possível graças a combinação única entre o design das pernas e a tecnologia de seus pés, que podem desmagnetizar individualmente.

O design das pernas e pés de MARVEL conferem estabilidade, facilitando a escalda.O design das pernas e pés de MARVEL conferem estabilidade, facilitando a escalda.

Os pés contêm um material com propriedades elásticas e magnéticas (elastômeros magnéticos), que em conjunto com eletroímãs, conferem maior aderência às superfícies metálicas e ferromagnéticas. 

Durante os testes com MARVEL, além da escalada, ele também conseguiu transportar um peso útil de até três quilos, e em condições ideais, atingiu uma velocidade máxima de 0,7 metros por segundo. 

Os pesquisadores esperam que MARVEL possa ser utilizado em diversas tarefas, principalmente para inspeções e manutenção de estruturas como, tanques de armazenamento de combustíveis, estaleiros, torres de comunicação e afins.


Estudante da área da saúde e ex-aspirante à Física.


Veja também