Jogo mobile ajuda a entender doença rara de pele

Por Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

15/01/2023 - 04:002 min de leitura

Jogo mobile ajuda a entender doença rara de pele

Fonte :  Reprodução Google Play 

Imagem de Jogo mobile ajuda a entender doença rara de pele no tecmundo

A empresa de curativos especiais Mölnlycke lançou um jogo para smartphone que visa a conscientização de pais, profissionais de saúde e pacientes sobre a Epidermólise Bolhosa, uma doença rara de pele. 

A Epidermólise Bolhosa (EB) é causada pelo mau funcionamento das proteínas responsáveis pela aderência entre as camadas de pele. 

Devido a isso, o tecido epitelial se torna muito frágil, podendo ser rompido mesmo com a menor abrasão. 

Existem diversas apresentações da doença, que podem afetar diferentes camadas da pele. O diagnóstico pode ser realizado logo no nascimento. 

A doença não tem cura, e como tem origem genética, não é transmissível.

Traçando um paralelo de fragilidade, as borboletas foram escolhidas como símbolo, pois assim como asas do animal, a pele de pessoas com EB são muito sensíveisTraçando um paralelo de fragilidade, as borboletas foram escolhidas como símbolo, pois assim como asas do animal, a pele de pessoas com EB são muito sensíveis

A doença é pouco conhecida e ainda gera diversas dúvidas e receio no tratamento, devido às suas especificidades. 

A empresa de curativos especiais Mölnlycke promove o Programa EBA (estamos de braços abertos), de conscientização sobre a Epidermólise Bolhosa, causas e tratamentos. 

Dentro do programa a empresa desenvolveu uma nova ferramenta, o jogo Borboleta Run, que visa informar de maneira lúdica e imersiva sobre a EB.

O objetivo é educar, conscientizar e divertir pessoas com EB, seus parentes, profissionais de saúde e o público geral.

A jogabilidade é simples, e em cada fase são apresentadas dicas de cuidado e prevenção de agravos.A jogabilidade é simples, e em cada fase são apresentadas dicas de cuidado e prevenção de agravos.

O jogo no estilo running game traz diversas fases. Em cada uma, quando o objetivo é atingido, dicas sobre autocuidado e informações sobre prevenção de agravos aparecem na tela.

Fernando Buffulin, Gerente de Marketing da Mölnlycke, explica em comunicado que o propósito do jogo é estimular o aprendizado lúdico enquanto conscientiza sobre a EB. 

No Brasil, estima-se que haja ao menos 802 pessoas diagnosticadas com a condição. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os estados com maior número de casos.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Moonite e está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play e App store.


Estudante da área da saúde e ex-aspirante à Física.


Veja também