Cientistas encontram novo mineral criado por queda de raio

Por Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

18/04/2023 - 11:002 min de leitura

Cientistas encontram novo mineral criado por queda de raio

Fonte :  Getty Images

Imagem de Cientistas encontram novo mineral criado por queda de raio no tecmundo

Uma colaboração entre pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, e da Universidade de Florença, Itália, pode ter descoberto um novo grupo mineral, produzido por impactos de raios. A descoberta foi publicada na revista Communications Earth & Environment.

A queda de raios não é um evento raro, sendo que em muitas regiões, tempestades elétricas são amplamente documentadas.

Quando os raios atingem o solo, eles podem gerar uma espécie de assinatura no solo, com o derretimento e fusão de compostos minerais, formando um fulgurito.

Amostra de fulgurito encontrado em New Port Richey, ns Estados UnidosAmostra de fulgurito encontrado em New Port Richey, ns Estados Unidos

Apesar de não serem incomuns, um desses minerais encontrados em New Port Richey, na Flórida, chamou a atenção dos pesquisadores.

Analisando a composição da peça, os cientistas descobriram um elemento nunca encontrado de forma sólida, e natural, na Terra.

O material vitrificado e colorido apresentou um composto específico de fosfeto metálico, geralmente encontrado em meteoritos. O "raio fossilizado" de New Port Richey é um achado sem precedentes.

Esse fulgurito específico, foi produzido por um raio que atingiu as raízes de uma árvoreEsse fulgurito específico, foi produzido por um raio que atingiu as raízes de uma árvore

O fosfeto é um composto produzido pela redução do fosfato. Os pesquisadores explicam que apesar do fosfato não ser raro na Terra, sua redução a fosfeto só ocorre em condições de alta energia, em condições específicas.

Atingida por um raio, a raiz que produziu esse fulgurito acabou somando as condições específicas de componentes físico-químicos, com a alta energia produzida pela descarga elétrica.

Pela raridade e singularidade do achado, os pesquisadores informam que ainda não é possível se pensar em usos práticos para o material.

No entanto, os estudos e a pesquisa sobre as condições de produção do material, e se ele poderá ser classificado como um novo mineral irão continuar.

Estudante da área da saúde e ex-aspirante à Física.