Neuralink ganha aprovação para implante cerebral que restaura a visão

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

18/09/2024 - 10:302 min de leitura

Neuralink ganha aprovação para implante cerebral que restaura a visão

Fonte : Paramount

A empresa de implantes Neuralink recebeu o sinal verde para iniciar testes de um novo implante cerebral. A aprovação foi concedida pela Food and Drug Administration (FDA), entidade dos Estados Unidos responsável inclusive pela aprovação de procedimentos médicos e remédios no país.

O equipamento que agora pode ser testado é o projeto Blindsight. Ao contrário do implante original da Neuralink, que permite o controle de interfaces com comandos da mente, esse dispositivo promete "fazer pessoas que perderam a visão de ambos os olhos e o nervo óptico voltarem a enxergar".

A classificação do implante pela FDA foi de "dispositivo inovador", uma categoria dada apenas a certos projetos que buscam melhorar a qualidade de vida de pacientes. A partir de agora, a Neuralink abriu o registro para pacientes voluntários que desejam participar dos experimentos. O cadastro pode ser feito no site da companhia.

Por enquanto, a Neuralink não deu prazos sobre o início dos testes ou a data da cirurgia de implante.

Expectativas altas, porém controladas

O fundador da Neuralink, Elon Musk, compartilhou a novidade e agradeceu a FDA pela aprovação em uma postagem na rede social X, o antigo Twitter.

Na publicação, o bilionário também explicou de forma geral o funcionamento do chip cerebral. Em vez de restaurar completamente a visão de uma pessoa, os primeiros modelos do implante serão "de baixa resolução, como gráficos do Atari".

Geordi La Forge, personagem de Star Trek.
Geordi La Forge, personagem de Star Trek.

A ideia para o futuro, entretanto, é de que ele tenha o potencial para "ser melhor que a visão natural" e "permitir a você enxergar infravermelho, ultravioleta ou até comprimentos de onda de radar". Musk comparou o funcionamento da tecnologia com os óculos especiais usados pelo personagem Geordi La Forge, de Star Trek: A Nova Geração, interpretado por LeVar Burton.

A Neuralink recentemente confirmou que o segundo implante cerebral de chip em humanos foi um sucesso. O voluntário em questão conseguiu até mesmo usar softwares de modelagem em 3D e se divertir com jogos simples para computador. O primeiro procedimento cirúrgico também foi bem sucedido, mas o chip apresentou alguns defeitos posteriormente.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes