Mulan: adaptação recebe primeiras impressões positivas da crítica

Por Diego Denck (via nexperts)

04/09/2020 - 05:452 min de leitura

Mulan: adaptação recebe primeiras impressões positivas da crítica

Fonte :  Disney 

Imagem de Mulan: adaptação recebe primeiras impressões positivas da crítica no tecmundo

O filme Mulan foi o primeiro blockbuster afetado pela pandemia do novo coronavírus. Programado para estrear em 27 de março, ele sofreu sucessivos adiamentos até chegar à plataforma Disney+, nesta sexta-feira (4). Os assinantes do streaming do estúdio poderão alugar o live-action por US$ 30. E as primeiras críticas dizem que o investimento vale a pena!

Mulan 2020: críticas positivas

Mulan tem uma vibração que realmente não víamos em um filme da Disney desde Cinderela, de 2015, que também tinha a confiança de se afastar de seu material de origem e focar mais em designs de produção e figurinos luxuosos”, escreveu Matt Goldberg, do Collider. “É um filme de ação empolgante e bem elaborado e, após um início lento, Niki Caron mantém sua energia até o final: uma batalha em vários locais entre o grupo de Mulan e o exército de Bori Khan”, relatou Josh Bell do CBR.

A atriz chinesa Liu Yifei parece ter sido a escolha perfeita para o papel-título. “O desempenho de Liu poderia ter sido mais poderoso se ela tivesse sido um pouco mais emotiva, mas a rigidez e a força física que ela exibe a tornam uma lutadora convincente”, escreveu Christy Lemire, no RogerEbert.com. “Liu é um sucesso. Mesmo que você não acredite que um bando de caras enlameados confundiria Mulan como um dos seus, a atriz carrega o filme habilmente. Suas cenas de flerte com o colega Chen (Yoson An) são muito boas e, em combate, ela impõe uma determinação fria e uma vulnerabilidade”, elogia Johnny Oleksinski, do New York Post.

Liu Yifei entrega uma versão poderosa de MulanLiu Yifei entrega uma versão poderosa de Mulan

Sem músicas ou animais falantes

A ausência de musiquinhas e do dragão Mushu foram lembradas por alguns críticos. “Não há números musicais, embora alguns exercícios de treinamento do exército ainda se assemelhem a rotinas de dança em grande escala”, disse Josh Bell, do CBR. “Números musicais teriam ficado estranhos. Quando foi a última vez que você assistiu a um filme de ação com música e dança?”, questiona Johnny Oleksinski, do New York Post.

No lugar do dragão, o filme coloca uma fênix, que representa os ancestrais de Mulan. Porém, a mudança mais comentada foi a inserção da bruxa Xianning. “É a criação mais vibrante do filme e uma adição original às crônicas de Mulan. Embora sua altivez e seu traje esvoaçante tragam Malévola à mente, Xianniang é efetivamente uma substituta um tanto mais severa para o dragão da animação”, exalta Manohla Dargis, do The New York Times.

O filme deve agradar quem cresceu assistindo à animação. “Sombrio e sério, o live-action Mulan é um filme que cresceu ao lado de seu público original, que é presumivelmente velho o suficiente para desejar algo mais pesado em sua dieta de entretenimento”, analisa Ann Hornaday, do The Washington Post. “Mulan define o modelo que os outros live-action da Disney deveriam ter como objetivo, sendo uma adaptação cuidadosa ao invés de uma pálida imitação”, diz Matt Goldberg, do Collider.  

Widget de produto do Hub de Ofertas

Veja também