Consumidores usam cada vez mais tecnologia em seus meios de pagamentos
Por Renan Hamann
16/03/2017 - 11:11•1 min de leitura
Imagem de Consumidores usam cada vez mais tecnologia em seus meios de pagamentos no tecmundo
Já não é de hoje: o mercado está mudando e o modo de realizar pagamentos também. Carteiras digitais têm ganhado destaque junto com os aplicativos de pagamento que não param de surgir e se aperfeiçoar — incluindo Android Pay, Samsung Pay, Apple Pay e vários outros.
E um estudo realizado pelas instituições PRIME Research e Synthesio — encomendado pela Mastercard — mostra bem isso. Analisando cerca de 3,5 milhões de threads em redes sociais durante o ano de 2016, a pesquisa concluiu que mais de 75% dos assuntos relacionados a compras e transferências.
No documento publicado pela Mastercard também são mostradas quais as tendências de adoção das novas ferramentas. A aceitação de novas carteiras digitais, por exemplo, gerou mais de 2 milhões de menções no período analisado.
Indo além, inteligência artificial e assistentes de casas conectadas também foram muito citadas pelos consumidores. Quanto a equipamentos vestíveis, tem sido crescente o interesse por mecanismos que permitam o pagamento “sem costuras” — usando pulseiras ou relógios para pagar algo depois de um exercício, por exemplo.
Segurança é essencial
Como você já deve imaginar, a necessidade de ampliar a segurança dos consumidores também é evidente. De acordo com a pesquisa, 43% dos consumidores expressa interesse em sistemas de autenticação por biometria ou similares para evitar fraudes. A Mastercard ainda cita o sistema Identity Check Mobile, que usa fotos para autenticar pagamentos. No topo do texto você pode acompanhar um infográfico completo que mostra um pouco mais disso tudo.
Por Renan Hamann
Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.