Tecnologia da Seagate permite criar HDs de até 60 TB

Por Felipe Gugelmin Valente

21/03/2012 - 02:501 min de leitura

Fonte :

Imagem de Tecnologia da Seagate permite criar HDs de até 60 TB no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)

A Seagate demonstrou na última terça-feira (20 de março) uma nova tecnologia que promete aumentar de forma significativa a capacidade dos discos rígidos usados em computadores convencionais. Através de uma técnica batizada como Heat-Assisted Magnetic Recording (Gravação Magnética Auxiliada pelo Calor, HAMR), a empresa aquece os dispositivos antes de gravar os dados — o resultado é a possibilidade de gravar até 1 terabit de dados em uma área de somente uma polegada quadrada.

Em seu estágio atual de desenvolvimento, a tecnologia já permitiria a criação de HDs de 3,5 polegadas com 6 TB de capacidade. Além disso, seria possível dobrar o espaço oferecido nas unidades de armazenamento de notebooks, atualmente restritos a guardar um máximo de 1 TB de informações.

Segundo a Seagate, a gravação de 1 terabit por polegada quadrada é somente um ponto de partida — em teoria, a técnica poderia ser empregada no desenvolvimento de discos rígidos de até 60 TB com 5 ou 10 terabits por polegada quadrada.

A empresa afirma que os novos aparelhos baseados na técnica vão estar disponíveis “ainda nesta década”, sem dar qualquer previsão mais precisa de quando isso deve acontecer. Além disso, devido à novidade da tecnologia, ainda é muito cedo para tentar adivinhar o preço que será cobrado pelos novos HDs.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes