Western Digital planeja lançar discos rígidos preenchidos por hélio

Por Felipe Gugelmin Valente

14/09/2012 - 05:321 min de leitura

Fonte :

Imagem de Western Digital planeja lançar discos rígidos preenchidos por hélio no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/PC World)

A Western Digital revelou na última quinta-feira (13) que planeja iniciar a produção de discos rígidos preenchidos inteiramente por hélio. O motivo, segundo a fabricante, é o fato de que o gás possui somente um sétimo da densidade do ar, o que deve diminuir o desgaste dos componentes internos dos dispositivos e aumentar suas velocidades máximas de operação.

A publicação PC World afirma que a mudança também deve provocar uma diminuição na temperatura de operação dos aparelhos — em comparação com um HD convencional, um drive de 7200 RPM com a nova tecnologia registra uma média de cinco graus Celsius a menos. A novidade também deve exigir uma quantidade 23% menor de energia para funcionar, além de poder oferecer um espaço interno total até 40% maior.

Foco na computação em nuvem

A tecnologia já está sendo desenvolvida há um tempo considerável pela empresa, que somente recentemente conseguiu encontrar um método eficiente de manter o hélio aprisionado dentro dos discos rígidos. A expectativa é que os produtos sejam lançados em algum momento de 2013, por um preço que ainda não foi revelado.

Brendan Collins, vice-presidente de marketing de produtos da Hitachi Global Storage Technologies (subsidiária da Western Digital), afirma que a novidade deve ser incorporada primeiro em um sistema de computação na nuvem e em centros de dados corporativos. “Acreditamos que a tecnologia vai marcar presença durante os próximos 10 anos, se tornando a nova fundação do armazenamento na nuvem”, afirmou ele à PC World.

Fonte: PC World


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes