Apple é processada após admitir que 'desacelera' iPhones velhos por bateria

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

22/12/2017 - 05:211 min de leitura

Fonte : Sky News

Imagem de Apple é processada após admitir que "desacelera" iPhones velhos por bateria no tecmundo

Apple não vai ter vida fácil nesse final de ano. Depois que um estudo descobriu que iPhones antigos têm o desempenho cortado de propósito e a própria empresa admitir que a prática existe, a Maçã agora vai encarar os tribunais para responder por isso.

Segundo o site 9 to 5 Mac, ao menos dois processos já foram registrados nos Estados Unidos de cosumidores furiosos com as práticas da Apple — e dispostos a aproveitar o deslize para levar um trocado, claro. O primeiro caso tem como autor Stefan Bodganovich, dono de um iPhone 7 que acaba de ser "rebaixado" com a atualização. Ele também acusa a fabricante de forçar a compra de novos aparelhos.

O segundo caso é de um coletivo de cinco consumidores, que citam que a empresa foi enganadora, imoral e anti-ética. "As corporações precisam entender que as pessoas são sofisticadas e que quando pessoas gastam seus dólares suados em um produto, elas esperam que ele funcione como esperado. Pelo contrário, a Apple parece ter obscurecido e escondido a razão pela qual telefones antigos ficam mais lentos", diz o advogado do caso, James Vlahakis.

Relembre

Vale recapitular a atitude da Apple nisso tudo. O que a empresa faz é lançar atualizações que ajudam a estabilizar baterias usadas e garantir a maior vida útil do aparelho. Só que são dois os problemas: o primeiro é que isso reduz clocks do processador e faz com que o desempenho do aparelho seja comprometido; o segundo é que ela não avisou ninguém que já fazia isso antes, até ser pega no flagra.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também