Há oito anos, Microsoft 'enterrou' o iPhone para celebrar o Windows Phone 7

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

10/09/2018 - 03:462 min de leitura

Há oito anos, Microsoft 'enterrou' o iPhone para celebrar o Windows Phone 7

Fonte :

Imagem de Há oito anos, Microsoft "enterrou" o iPhone para celebrar o Windows Phone 7 no tecmundo

Pode não parecer que tanto tempo assim passou, mas o mercado da tecnologia móvel era bem diferente em 2010. Exatamente oito anos atrás, em 10 de setembro, a Microsoft era uma das marcas mais confiantes do mercado de smartphones, a BlackBerry era uma gigante ainda em processo de decaída e a Apple não contava com o sucesso e a confiança que adquiriu no setor.

Essa comparação com a atualidade deixa ainda mais surreal o que a Microsoft fez em 2010. Funcionários da empresa comemoraram o envio da build final do Windows Phone 7 para as fabricantes parceiras realizando uma parada funerária no campus da companhia, em Redmond, decretando o "fim da linha" para os rivais iPhone e BlackBerry.

As fotos mostram funcionários da "procissão" vestidos de preto e com painéis que exibem a logo do Windows. Alguns deles carregam moldes do iPhone e BlackBerry como se estivessem levando um caixão, enquanto outros simplesmente festejavam o fim de um longo período de trabalho duro.

Galeria 1

Isso gerou tanta repercussão que a Microsoft emitiu um comunicado na época: "Esse tipo de festa de lançamento é comum na indústria. É uma ótima forma da equipe que trabalhou tanto para criar um produto matador ter um pouco de diversão e espairecer. Os eventos incluem música, jogos, comida e uma passeata singela (...) que inclui uma banda formada por membros da equipe do Windows Phone, patinadores, fantasias e balões, incluindo o carro fúnebre para as rivais. Foi tudo uma diversão sadia e nenhum competidor foi ferido durante a celebração", disse a empresa.

Um vídeo da equipe executando a coreografia de "Thriller", de Michael Jackson, também foi divulgada na época.

O panorama do mercado mudou bastante anos depois do funeral do iPhone. Apesar da confiança, a Microsoft não conseguiu competir contra a Apple e o Android. Atualmente, o Windows 10 Mobile (e toda a divisão de smartphones da marca) está praticamente abandonado, enquanto a BlackBerry ficou perto da falência. A Apple vai apresentar a nova geração de seus smartphones em um evento no dia 12 de setembro.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também