Fotógrafo usa iPhone 11 Pro para registrar a escuridão no Ártico

Por André Luiz Dias Gonçalves

27/12/2019 - 12:301 min de leitura

Fotógrafo usa iPhone 11 Pro para registrar a escuridão no Ártico

Fonte :

Imagem de Fotógrafo usa iPhone 11 Pro para registrar a escuridão no Ártico no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O fotógrafo Amos Chapple resolveu testar o poder do Modo Noturno da câmera do iPhone 11 Pro em condições extremas. Para tanto, ele foi até a cidade de Murmansk, localizada no norte da Rússia, onde o sol não aparece na maior parte do tempo entre os meses de dezembro e janeiro, resultando em muitos dias escuros, e usou o celular para registrar fotos incríveis.

A aventura de Chapple por esta região do Círculo Polar Ártico foi contada por ele em um artigo publicado no site PetaPixel e resultou no ensaio intitulado “Forty Days of Darkness” (“Quarenta Dias de Escuridão”, em tradução livre).

De acordo com ele, usar o iPhone 11 neste trabalho lhe deu um nível de liberdade sem precedentes. Ao contrário de outros ensaios, nos quais era preciso carregar sacolas cheias de lentes, cartões de memória e pilhas ou baterias para usar nas câmeras profissionais, desta vez o fotógrafo se preocupou apenas em pegar o celular e sair para capturar as fotos.

Dois homens conversam tarde da noite em Murmansk. (Fonte: PetaPixel/Reprodução)

Também sobraram elogios para o Modo Noite da nova geração do smartphone da Apple, ferramenta ideal para tirar fotos em situações de baixa luminosidade. Segundo Chapple, o recurso foi “a tecnologia de câmera mais próxima da bruxaria que já usei”, referindo-se à qualidade das imagens, que apesar da escuridão total, parecem ter sido registradas à luz do dia.

Veja o registro completo

A utilização do iPhone 11 Pro para registrar a escuridão do inverno em Murmansk foi bastante proveitosa para o fotógrafo, conforme ele mesmo comentou.

No entanto, o profissional lamentou o fato de a Apple não oferecer uma forma de ativar o Modo Noite manualmente — segundo ele, o sistema não detecta a necessidade de usar o recurso em determinadas situações e não o ativa. 

Mesmo com essa pequena crítica à ferramenta, Chapple fez belas fotos. Todas as imagens do ensaio “40 Dias de Escuridão” estão disponíveis no site PetaPixel.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também