Nokia relança o clássico 5310 XpressMusic em versão repaginada

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

19/03/2020 - 11:071 min de leitura

Nokia relança o clássico 5310 XpressMusic em versão repaginada

Fonte :  Nokia 

Imagem de Nokia relança o clássico 5310 XpressMusic em versão repaginada no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Nokia, marca licenciada pela HMD Global, anunciou nesta quinta-feira (19) a sua linha de celulares para o primeiro semestre de 2020. O lançamento estava programado para a MWC 2020, que foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Entre os modelos intermediários com Android está o "remake" de um dispositivo clássico da fabricante finlandesa. Depois do retorno do 3310 e do 8110 "Banana Phone", o escolhido da vez é o 5310 XpressMusic.

Esse celular foi originalmente lançado em 2007 com foco não só em telefonia mas também na reprodução de músicas. E o dispositivo atual segue o padrão: botões físicos que facilitam o controle de playlists, alto-falantes frontais e entrada tradicional de 3,5 mm para fones de ouvido, além de Bluetooth e Rádio FM embutidos.

Só que o modelo não é um smartphone em sistema operacional e muito menos em hardware, com especificações técnicas bastante modestas. Ele tem 8 MB de RAM e 16 MB de armazenamento interno, expansível somente via cartão micro SD de até 32 GB, além de tela QVGA de 2.4". 

A câmera traseira é VGA e há um teclado físico alfanumérico, seguindo o design do original. Por fim, o dispositivo só opera em 2G, o que significa que as funções de telefonia podem não funcionar dependendo da região.

O novo aparelho usa o sistema operacional Series 30+.O novo aparelho usa o sistema operacional Series 30+.

A bateria tem capacidade de armazenamento de 1.200 mAh, mas a Nokia garante que ela pode durar até 1 mês em standby, devido ao baixo consumo do aparelho.

Disponibilidade

O novo Nokia 5310 será vendido em março, inicialmente apenas na Europa. As cores são as mesmas do XpressMusic: em preto e vermelho e em branco e vermelho. O aparelho vai custar 39 euros, o equivalente a R$ 210 em conversão direta. Por enquanto, não há lançamento programado para outras regiões.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes