ZTE revela o Axon 20, primeiro celular do mundo com câmera sob a tela

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/09/2020 - 05:302 min de leitura

ZTE revela o Axon 20, primeiro celular do mundo com câmera sob a tela

Fonte :  ZTE 

Imagem de ZTE revela o Axon 20, primeiro celular do mundo com câmera sob a tela no tecmundo

A fabricante chinesa ZTE apresentou oficialmente nesta terça-feira (1º) o seu novo smartphone, o ZTE Axon 20 5G. Além do suporte à nova geração de conectividade móvel, o dispositivo se destaca pela câmera frontal "invisível", posicionada sob a tela para deixar todo o espaço do painel dedicado à exibição de conteúdo.

O processador Snapdragon 765G, da Qualcomm, não é o modelo mais avançado da fabricante, mas também não desaponta em desempenho. O modelo traz ainda uma tela de 6,92? com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Junto com o áudio DTS:X Ultra 3D, a fabricante promete uma "experiência cinematográfica" de consumo de conteúdos.

Em termos de RAM e armazenamento interno, há variações de acordo com o bolso do consumidor. Já a bateria de 4.220 mAh é acompanhada de um carreegamento rápido Qualcomm Quick Charge 4+ de 30W. O leitor biométrico também fica na tela e o modelo tem espaço para dois chips SIM.

Revolução

O segredo da ZTE para posicionar a câmera atrás do display envolve cinco tecnologias diferentes de design, posicionamento de componentes, matéria-prima das peças e funcionamento de algoritmo a nível de software.

O material utilizado tem alta transparência, incluindo novas películas que melhoram a captura de luz pelo sensor que fica atrás do painel. Um chip independente ajuda a fazer a sincronização de cores entre a tela e o sensor, enquanto outros componentes reduzem a interferência e o impacto no retrato final. Além disso, uma matriz desenvolvida pela ZTE ainda "otimiza os pixels e melhora a consistência do display, criando uma transição mais natural". 

As variações de cor do Axon 20 5G.As variações de cor do Axon 20 5G.

Por fim, um algoritmo do aplicativo da câmera melhora o desempenho em geral, inclusive em ambientes de iluminação baixa ou intensa demais, com ajuste dinâmico de distância focal e controle de contraste. Técnicas similares estão em desenvolvimento por outras companhias, como Xiaomi e Oppo, e deve estrear em breve.

Na traseira, o esquema de câmeras é quádruplo e conta com um sensor principal (64 MP), uma lente ultra-wide (8 MP), uma macro (2 MP) e um sensor de profundidade (2 MP).

Disponibilidade

O ZTE Axon 20 5G será vendido por enquanto somente na China a partir de 10 de setembro, mas a pré-venda já começou — e ele dificilmente chegará aos mesmos mercados em que a Huawei está banida, já que a empresa sofre as mesmas acusações de espionagem governamental.

O modelo tem variações em azul, roxo, preto e laranja e três alternativas de configuração: 6 GB de RAM e 128 GB de espaço, 8 GB de RAM e 128 GB de espaço e 8 GB e 256 GB de espaço. Em conversão direta de moeda do yuan para o real, os preços vão de aproximadamente R$ 1,7 mil a R$ 2,2 mil.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes