Após investigar polêmica russa na eleição dos EUA, chefe do FBI é demitido

Por Vinicius Munhoz

09/05/2017 - 16:141 min de leitura

Após investigar polêmica russa na eleição dos EUA, chefe do FBI é demitido

Fonte : New York Times/Gabriella Demczuk

Imagem de Após investigar polêmica russa na eleição dos EUA, chefe do FBI é demitido no tecmundo

Recentemente, o diretor do FBI, James Comey, prestou depoimento sobre o caso da influência russa nas eleições norte-americanas de 2016, no qual se suspeita que Trump teve ajuda de Moscou para ganhar a campanha. Um pouco depois (dia 9), Comey foi demitido pelo próprio presidente estadunidense.

Em nota, o atual presidente dos Estados Unidos disse que o desligamento de Comey marcará um novo começo para o FBI. “É essencial que encontrar uma nova liderança para o FBI  que restaure a confiança pública na missão vital para da aplicação da lei”, disse Trump, que também afirmou que Comey não é capaz de liderar o FBI.

undefinedJames Comey, ex-diretor do FBI, demitido por Trump hoje (09)

Vale ressaltar que o ex-diretor estava investigando a relação entre funcionários do governo russo e pessoas relacionadas à campanha de Donald Trump, algo que no qual o atual presidente não via com bons olhos e, inclusive, acusou Comey de divulgar informações indevidas à imprensa americana. O antigo diretor do FBI também já sofreu acusações dos Democratas em prejudicar a campanha de Hillary ao reabrir a investigação sobre vazamentos de emails da candidata enquanto era secretária de Estado apenas alguns dias antes da eleição.

O antigo diretor já esteve em matérias sobre segurança da informação. No ano passado, Comey disse em entrevista que tapar as webcams é uma prática comum em escritórios governamentais, pois há uma preocupação de vigilância que foi comparada com as mesmas atitudes básicas de trancar o carro ou a porta de casa.

James Comey liderava as investigações sobre influência russa no governo Trump e foi demitido pelo próprio presidente na tarde de hoje (09)

Por enquanto, Trump não anunciou quem substituirá Comey no seu cargo, mas Andrew McCabe, o seu vice, assume temporariamente a posição (o ex-diretor foi indicado por Obama em 2013). Vale lembrar também que, recentemente, o mesmo grupo hacker russo suspeito em ajudar na eleição atual dos Estados Unidos também foi associado em manipular as eleições francesas.


Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.


Veja também