Google demonstra como fazer o root do Glass na I/O 2013

Por Felipe Gugelmin Valente

17/05/2013 - 02:371 min de leitura

Google demonstra como fazer o root do Glass na I/O 2013

Fonte :

Imagem de Google demonstra como fazer o root do Glass na I/O 2013 no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Na última quinta-feira (16), durante uma sessão intitulada “Voiding your Warranty” (perdendo sua garantia, em uma tradução livre), funcionários da Google demonstraram como fazer o root do Glass. Parte das atrações da edição 2013 do evento I/O, a exibição ensinou como instalar o sistema operacional Ubuntu no dispositivo.

Modificar o aparelho permite abandonar sua interface-padrão e utilizar a versão-padrão do Android em seu lugar. O processo envolve o envio de algumas APKs para o dispositivo e o pareamento dele com um teclado e um trackpad através de uma conexão Bluetooth. Feito isso, é possível ganhar acesso a todas as funções da plataforma e instalar um bootloader.

Para instalar o Ubuntu, é preciso usar aplicativos como o Android Terminal Emulator e o Complete Linux Installer. Depois de realizar a versão desejada da plataforma (o Ubuntu, no caso), basta usar SSH ou VNC para acessá-lo através do próprio Glass. Caso você esteja interessado em repetir o processo, basta acessar o site oficial do Google I/O 2013 para obter mais detalhes (listado como uma de nossas fontes).

Glass Developer Kit

Durante as sessões relacionadas ao Glass, a Google anunciou que vai mudar a forma como ocorre o desenvolvimento de aplicativos para o produto. No lugar da Mirror API, que só permite a criação de softwares que possuam alguma função online, vai entrar o Glass Developer Kit, ou simplesmente GDK.

Segundo a empresa, a novidade vai permitir que aplicativos feitos para Android rodem diretamente no hardware do acessório. Com isso, será possível utilizar um número maior de funcionalidades que dispensam uma conexão constante com a internet — infelizmente, a companhia não divulgou quando a plataforma vai ser lançada, se limitando a afirmar que ela chegará “em algum momento do futuro”.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também