Google está tentando registrar o termo Glass no Brasil

Por Paulo Guilherme

04/04/2014 - 03:201 min de leitura

Google está tentando registrar o termo Glass no Brasil

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Imagem de Google está tentando registrar o termo Glass no Brasil no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Quando uma empresa deseja lançar um produto no mercado, é comum que ela queira registrar sua marca em diversos países para evitar problemas legais. Por ser necessário especificar a área de atuação daquele produto, é igualmente normal ver uma empresa fazer diversos registros para um mesmo dispositivo, na tentativa de abranger todas as áreas a que ele possa se estender.

No caso da gigante de Mountain View e de seus famosos óculos, a situação não é diferente. Embora o aparelho não tenha nem mesmo uma previsão de lançamento, a Google já fez pelo menos 11 pedidos para registrar o termo “Glass”, assim como expressões relacionadas a ele, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o órgão responsável por “cuidar” de marcas e patentes no Brasil.

Registros para todos os lados

Entre os vários pedidos da empresa, estão os registros do nome “Glass” como “hardware de computadores”, “periféricos para dispositivos móveis para exibição de dados e vídeos” e “software de computador”.

Outros termos relacionados também foram listados, segundo o G1: entre eles, temos “Ok Glass” para “serviços de telecomunicações” e “aluguel de aparelhos de telecomunicações”, além de “Glassware”, para “aparelhos de gravação, transmissão ou reprodução de som e imagens” e “serviços científicos e tecnológicos”. Há também os termos “Glass Collective” e “Myglass”.

Batalhando pelo “Glass”

A solicitação, que foi feita pela Google ainda em 2013, não está vindo sem seus problemas, no entanto. Aqui no Brasil, por exemplo, uma empresa chamada Factory Holding Company quer barrar vários dos registros da gigante para o Glass.

Uma situação semelhante vem ocorrendo com a empresa nos EUA. A briga por lá seria com a Border Stylo, dona de uma extensão para navegadores chamada “Write on Glass”. Apesar de já ter conseguido registrar o termo “Google Glass”, o termo “Glass” vem sendo considerado como apenas uma descrição do produto, e que, por isso, não pode ser protegido pela lei de propriedade industrial norte-americana.

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