Cardboard, o óculos de papelão da Google para enxergar realidade virtual

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

26/06/2014 - 04:092 min de leitura

Cardboard, o óculos de papelão da Google para enxergar realidade virtual

Fonte : Google

Imagem de Cardboard, o óculos de papelão da Google para enxergar realidade virtual no site TecMundo

Ao final da conferência de abertura da Google I/O 2014, quem estava no auditório recebeu não só um smartwatch de graça, mas também uma estranha cartela, chamada de Project Cardboard (literalmente "Projeto Papelão", já que esse é o material do objeto). A ideia era brincar com o presente e depois contar o resultado — mas qual será a utilidade dessa iniciativa tão estranha?

Surpreendendo a todos, a tal cartela podia ser montada para virar um óculos de realidade virtual de baixo custo. É isso mesmo: basta fazer algumas dobraduras em uma folha de papelão e inserir peças como elásticos e um anel de ímã para fazer o seu próprio gadget caseiro.

undefined

Com a caixa pronta, basta inserir o gadget em uma abertura, com a lente virada para o exterior. Pronto! Você pode fazer isso em casa, sem precisar do kit do Google, seguindo as instruções no site do projeto.

É sério isso?

Segundo a Google, a ideia da empresa é garantir experiências e brincadeiras usando realidade virtual ao maior número possível de pessoas. Com o óculos pronto, você pode usar o aplicativo do Project Cardboard no Android para testar algumas demonstrações, como levar você a passeios pela Terra, aumentar a tela de vídeos do YouTube.

Logo depois do final da apresentação, muitas pessoas que receberam a cartela e contavam com um celular compatível começaram a testar os óculos. A cena parece ridícula se você não é o sujeito com a caixa de papelão contra o rosto, mas o povo realmente parecia divertir-se com as demonstrações.

undefined

Acima de tudo, o projeto é bastante irônico: o rival Facebook gastou US$ 2 bilhões para adquirir o Oculus Rift, por exemplo. Tem gente levando isso apenas na brincadeira, mas vai que a plataforma dá certo e acaba ganhando maior suporte?

O ímã é usado para ativar um sensor do aparelho que detecta mudanças no campo magnético e ativa as demonstrações. Se o seu telefone não for capaz de fazer isso, não é preciso usar o tal anel: basta inserir uma fita de cobre na lateral do visor, deixá-la em contato com a tela e dar um duplo toque no material.

undefined

Viajar pela Terra com o Google Earth é uma das possibilidades do projeto de realidade virtual

Eu quero testar!

O Cardboard funciona com "a maioria dos telefones Android mais modernos" com a versão 4.2 (Jelly Bean) ou superior com suporte a NFC. Moto X, Nexus 4, Nexus 5, Galaxy S4, Galaxy S5 e Galaxy Nexus são totalmente compatíveis. Moto G, HTC One e Galaxy S3 são parcialmente compatíveis, o que significa que nem todas as funções devem funcionar.

undefinedO passo a passo é encontrado no site do projeto. Você se arrisca?

A Google disponibilizou também o kit de ferramentas de realidade virtual para que outros desenvolvedores criem as próprias demonstrações.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes