Linquapp: tradutor que usa pessoas em vez de máquinas quer vencer o Google

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

09/05/2015 - 05:211 min de leitura

Linquapp: tradutor que usa pessoas em vez de máquinas quer vencer o Google

Fonte : Linqapp

Imagem de Linquapp: tradutor que usa pessoas em vez de máquinas quer vencer o Google no tecmundo

Um dos problemas com os tradutores online é que a conversão de idiomas é muitas vezes feita de forma literal, apenas com a passagem das palavras para a língua desejada. O Linquapp surge com o objetivo de sanar esse obstáculo e oferecer um diferencial — ele se autoproclama "uma versão melhorada do Google Tradutor".

O diferencial do Linquapp é que não é uma máquina que realiza a tradução. Os responsáveis pela resposta são membros da própria comunidade do aplicativo — normalmente, nativos da região com fluência no idioma desejado ou até estudantes dessas línguas.

Achou uma placa em chinês e não faz ideia do significado? É só enviar para o aplicativo e aguardar que algum morador de Pequim, por exemplo, aparecer para solucionar a dúvida.

undefinedNa direita, a placa original em chinês. A tradução do Google não tem nexo, enquanto a do usuário do Linqapp é precisa.

O diferencial humano

Essa aposta no "crowdsoucing" e na construção de laços entre comunidades tão distantes faz com que o Linqapp funcione não só com textos, mas também com gravações em áudio ou fotos. Gírias, sinônimos e conjugações verbais, que são pedras no sapato dos tradutores virtuais, são corretamente explicados.

O app garante que menos três minutos é o tempo que respostas para línguas como espanhol, inglês e chinês sejam enviadas. Há ainda um sistema de pontos para incentivar você a partilhar respostas com outros usuários.

Galeria 1

O Linqapp já existe em versões gratuitas e em português para Android e iOS.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes