Placa de vídeo RX 490 surge em materiais oficiais e no site da Sapphire

Por Felipe Gugelmin Valente

13/07/2016 - 08:132 min de leitura

Placa de vídeo RX 490 surge em materiais oficiais e no site da Sapphire

Fonte : WCCFTech

Ainda não confirmada oficialmente pela AMD, a placa de vídeo RX 490 fez três aparições rápidas na internet nesta quarta-feira (13). Além de aparecer no site oficial da companhia, também há uma referência à GPU em um slide de apresentação vazado — para completar, uma página da fabricante Sapphire também deu como certa a existência da placa.

O novo hardware deve ter como especialidade a reprodução de jogos em resolução 4K, contando com uma interface de memória maior que o sistema de 256 bits. Até o momento os detalhes sobre o produto são escassos, mas tudo indica que a interface de memória utilizada deve ser diferente das linhas RX 480 e RX 470, voltadas a games rodando a 1440p.

Até o momento, a AMD confirmou que todas as placas da linha Radeon 400 até a RX 480 são baseadas na configuração mais poderosa da GPU Polaris 10. Isso torna a RX 490 especialmente misteriosa, visto que teoricamente a companhia já apresentou seu hardware mais potente dentro dessa tecnologia.

Vega 10 ou várias GPUs Polaris 10?

Rumores indicam que a nova GPU pode usar a tecnologia Vega 10, sucessora da tecnologia Fiji que estava presente na R9 Fury X, na R9 Fury e na R9 Nano. Isso faz sentido quando levamos em consideração o fato de que há um mês a AMD estava comemorando um grande avanço nesse sentido.

undefinedListagem que anunciava a existência da RX 490

Contrariando essas informações há o fato de que a fabricante afirmou que a nova solução só chega ao mercado em 2017, enquanto a RX 490 está listada para 2016. Assim, também há quem acredite que a placa deve reunir duas GPUs Polaris em um único chip, algo reforçado por uma listagem de componentes surgida pouco antes do anúncio das opções RX 460, RX 470 e RX 480.

Essa direção é semelhante à adotada pela companhia em 2008 no mercado de GPUs discretas e com a RV70 HD 4870x2, que competia com as opções de alto desempenho da NVIDIA. Embora nada esteja confirmado até o momento, fica a esperança de que a AMD revele o quanto antes os detalhes de sua placa especializada em games em 4K.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também