Conheça o Mi-28 Night Hunter, novo helicóptero das forças armadas russas

Por Felipe Gugelmin Valente

23/08/2013 - 02:391 min de leitura

Conheça o Mi-28 Night Hunter, novo helicóptero das forças armadas russas

Fonte :

Imagem de Conheça o Mi-28 Night Hunter, novo helicóptero das forças armadas russas no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Russian Helicopters)

Como parte de seus esforços para modernizar suas forças militares, a Rússia decidiu substituir o famoso helicóptero Mi-24 HIND por um veículo ainda mais devastador: o Mi-28 Night Hunter. Embora tenha começado a ser desenvolvido na década de 1970, o veículo só deve começar a ser produzido em quantidades massivas em breve.

Ao contrário de seu antecessor, que conta com oito assentos, o Mi-28 só tem capacidade para três passageiros. Também há uma mudança no foco do veículo, que passa a focar mais em quesitos como velocidade e poder de ataque do que na capacidade de transportar tropas por um campo de batalha.

Medindo 17 metros de comprimento (valor equivalente ao diâmetro de seu rotor), o helicóptero possui um par de motores Isotov TV-3-117VM de 2.200 HP que podem alcançar uma velocidade máxima de 320 Km/h. Ao todo, o veículo é capaz de viajar uma distância de aproximadamente 200 quilômetros antes que seja preciso reabastecer seu tanque de combustível.

Poder de fogo invejável

Além de ser bastante rápido, o Night Hunter possui equipamentos que detectam e evitam radares e um sistema de rastreamento capaz de detectar alvos a até 9,6 quilômetros de distância. Esse verdadeiro tanque voador carrega nada menos que 2,3 toneladas de munições, em uma lista que inclui 16 mísseis antitanque, diversos mísseis de 80 e 122 mm e um canhão 2A42 capaz de disparar 900 projéteis por minuto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Russian Helicopters)

Até 2011, a Rússia já contava com 16 unidades operantes do Mi-28, número que deve chegar a mais de 130 até o ano de 2020. Combinado com os 150 helicópteros Ka-50 que o país afirma ter, isso mostra que seus governantes estão dispostos a encarar de frente qualquer confronto bélico que possa surgir no futuro.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também