Documentos técnicos revelam as limitações do hardware do HoloLens

Por Felipe Gugelmin Valente

09/03/2016 - 04:492 min de leitura

Documentos técnicos revelam as limitações do hardware do HoloLens

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A Microsoft passou a distribuir recentemente as primeiras unidades de desenvolvimento do HoloLens, que vieram acompanhadas por documentos técnicos recheados de informações interessantes. A documentação reunida pela empresa mostra que os US$ 3 mil cobrados pela companhia por uma unidade do dispositivo recompensam o comprador com um hardware que pode ser considerado um tanto limitado.

Segundo o site PC World, o novo dispositivo tem uma Unidade de Processamento Holográfico (HPU 1.0) construída de forma customizada pela empresa. Os aplicativos rodam com um processador Intel de 32 bits com 2 GB de memória (complementados por 1 GB dedicados à HPU), e há 64 GB disponíveis para o armazenamento de arquivos.

O produto também tem uma câmera frontal de 2 megapixels para a gravação de vídeos e oferece de duas a três horas de uso com uma única carga. As telas trabalham com a resolução máxima de 720 (1268x720 para cada olho), e a Microsoft recomenda que os desenvolvedores mantenham uma taxa mínima de 60 quadros por segundo em seus aplicativos — a captura de filmes ocorre a 30 quadros por segundo.

Outra questão interessante é o fato de que o processador utilizado é resfriado de forma passiva, o que significa que a forma mais eficiente de manter uma temperatura aceitável é fechar aplicativos que estão abertos. “Se o HoloLens exceder sua capacidade termal, os aplicativos em segundo plano vão ser fechadas para permitir que o dispositivo resfrie”, afirma a documentação da Microsoft.

Densidade holográfica

A companhia também pede que os desenvolvedores se foquem em algo chamado “densidade holográfica” em vez da quantidade de pixels apresentadas. Segundo a fabricante, o HoloLens possui uma densidade holográfica de 2,5 mil radiantes, enquanto sua resolução holográfica é de 2,3 milhões de pontos de luz.

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Os documentos também deixam claro que há uma limitação da distância em que um holograma pode ser observado. A distância ótica é fixada em 2 metros, sendo que as imagens começam a desaparecer em proximidades de 1 metro, desaparecendo completamente a 0,85 metro.

Para completar, os desenvolvedores vão ter que aprender a lidar com as limitações de memória do HoloLens, especialmente quando diversos aplicativos são abertos de forma simultânea — ao todo, eles contam com 900 MB aproveitáveis. Por fim, a documentação esclarece que é possível gravar hologramas por tempo limitado e que vai ser possível controlar o aparelho de forma remota.

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Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


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