Fazer e usar arma criada em impressora 3D pode dar cadeia no Brasil

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

13/05/2013 - 08:571 min de leitura

Fazer e usar arma criada em impressora 3D pode dar cadeia no Brasil

Fonte :

Imagem de Fazer e usar arma criada em impressora 3D pode dar cadeia no Brasil no site TecMundo

A pistola Liberator desmontada. (Fonte da imagem: Reprodução/The Register)

A polêmica das armas fabricadas a partir de uma impressora 3D está longe de terminar: o item já é proibido nos Estados Unidos e o Mega até decidiu tirar os arquivos relacionados à pistola Liberator que eram armazenados no site.

Por lá, a proibição ocorreu por causa do medo da comercialização desses produtos com outros países. Mas isso aconteceu nos Estados Unidos, onde a política para armas é mais liberal e totalmente diferente da brasileira – aqui no Brasil a situação é bem diferente.

A Folha de São Paulo consultou o advogado Leandro Bissoli para saber quais as consequências de uso de uma arma como a Liberator em território nacional. De acordo com ele, não tem conversa: o sujeito seria enquadrado no crime que proíbe a fabricação de armas no país. A pena? De quatro a oito anos de prisão, fora a multa.

Caso o crime seja o uso da Liberator, que é carregada com munição permitida no país, a pena é de multa em dinheiro e de dois a quatro anos de prisão. Por enquanto, não há casos de prisões relativas ao uso desse tipo de arma no país.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também