Postou um screenshot de promoção no Instagram? Você pode ter sido enganado!

Por Renan Hamann

20/11/2014 - 11:461 min de leitura

Postou um screenshot de promoção no Instagram? Você pode ter sido enganado!

Fonte : Instagram

Imagem de Postou um screenshot de promoção no Instagram? Você pode ter sido enganado! no site TecMundo

Se houvesse algum estudo sério patrocinado por grandes universidades, certamente descobriríamos que 99,99% das pessoas de todo o planeta adoram descontos e promoções. E é sabendo disso que uma grande quantidade de espertinhos está fazendo perfis falsos no Instagram desde a última terça-feira (18 de novembro). O objetivo deles é bem visível: aumentar exponencialmente o número de seguidores desses perfis.

Basicamente, o que todos eles pedem é que as pessoas sigam aquele perfil (que simula ser de uma grande loja), repliquem um post específico (com capturas de tela) e citem o link da conta na postagem. Em troca, cada um dos que fizerem isso — os 5 mil ou 10 mil primeiros, de acordo com cada promoção — receberiam cupons de descontos e brindes exclusivos — sem qualquer sorteio, é um presente para a Black Friday que se aproxima.

undefined

E é nesse momento que você deve se lembrar daquele ditado que seus pais e avós sempre falam: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”. Não para menos, pois não há qualquer chance de que os prêmios vão mesmo ser entregues aos usuários da rede social — você já deve saber que nenhuma empresa iria querer distribuir tanto dinheiro assim, não é mesmo?

A grande verdade é que quem está replicando esses conteúdos está sendo enganado pelos já mencionados espertinhos, que encontraram uma maneira muito rápida de multiplicar o número de seguidores — e que certamente irão mudar os perfis falsos para perfis pessoais em algumas semanas.

undefined

Nada suspeito, não é mesmo?

Outra possibilidade está nas vendas dos perfis, que esses usuários mal intencionados podem fazer para conseguirem um dinheiro fácil, aproveitando-se da ingenuidade dos usuários. Fica a dica: se você vir algo desse tipo passeando pela timeline do seu Instagram, o melhor a fazer é ignorar. Dessa forma você evita passar raiva e ainda deixa de contribuir para que pessoas enganem ainda mais internautas.


Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.


Veja também


Fontes