Review: HTC T2223

Por Felipe Gugelmin Valente

04/11/2009 - 10:067 min de leitura

Fonte :

Imagem de Análise: HTC T2223 no site TecMundo

Cada vez mais os telefones celulares se transformam em verdadeiros computadores de bolso por oferecer funções que vão muito além de simples ligações e envio de mensagens. Novidades são sempre acopladas a estes aparelhos, sejam elas câmeras de alta resolução, tela sensível ao toque, navegador de internet e até mesmo versões completas de programas que utilizamos normalmente no computador de casa ou do trabalho.

O HTC Touch T2223 (conhecido no mercado internacional como HT Touch Viva) é um aparelho que tem como objetivo ser útil tanto para o usuário comum quanto para o profissional que precisa sempre estar conectado à internet e trabalhar mesmo em momentos em que não é possível ter acesso a um computador.

Para isso, o aparelho conta com recursos como os programas da família Office Mobile, navegador Internet Explorer e visualizador de PDF. Mas será que o celular cumpre a promessa de seu slogan “Funcional como você precisa. Moderno como você quer”? É o que você vai conferir nesta análise feita pelo Baixaki.

Especificações técnicas

Antes de começar a análise do aparelho, alguns dados sobre suas especificações técnicas.

Embalagem e conteúdo

O HTC Touch T2223 possui uma caixa discreta, totalmente na cor preta e em formato quadriculado. A parte da frente contém o nome do aparelho, a foto e o logo da companhia. Atrás estão algumas das informações técnicas, separadas nos campos Destaques e Especificações. Além disso, há o logo do Windows Mobile, Sistema Operacional utilizado pelo aparelho. Nada que chame muito a atenção, o que pode dar a impressão errada de se tratar de somente um modelo genérico.

Dentro da embalagem vem o aparelho com a bateria já conectada, a garantia, um guia de início rápido, um cabo mini-USB, uma caneta stylus, um CD de aplicativos, o CD de introdução ao Windows Mobile e um prático plástico protetor para a tela. O manual de instruções é completo e ensina como realizar algumas tarefas básicas como realizar chamadas, adicionar um nome à lista de contatos ou reproduzir arquivos de música utilizando o aparelho. O único problema detectado foram as constantes referências ao manual em PDF localizado no CD de aplicativos que acompanha o Touch T2223.

Ao abrir o HTC Touch T2223 é possível retirar a bateria de forma fácil, processo que revela a entrada para cartão SIM e o cartão de expansão microSD, com suporte para até 16GB de armazenamento. O aparelho possui um tamanho normal e possibilita o transporte fácil em qualquer bolso: o peso de somente 100 gramas faz com que não se torne incômodo transportar o Touch T2223 durante longos períodos, e é difícil o aparelho atrapalhar o usuário quando este está sentado. A textura plástica é agradável ao toque e dá a sensação de resistência ao aparelho. O celular conta com nove botões que podem ser acessados de maneira fácil: sete na parte da frente, um na parte superior e um em seu lado esquerdo.

O principal destaque é a tela touchscreen de 2.8 polegadas que, apesar de utilizar tecnologia resistiva, responde bem aos toques do usuário sem necessidade de pressionar o aparelho com força. O maior problema está na moldura da tela que é levemente elevada em comparação com a tela e dificulta a utilização dos dedos para comandos localizados no canto dela: nestes casos a utilização da caneta stylus se torna praticamente obrigatória.

Mesmo com o plástico de proteção que acompanha o aparelho, a tela engordura muito fácil, e bastam algumas horas de uso para que uma limpeza seja necessária. Isso sem contar com a falta de um sensor de proximidade que impedisse o usuário de acessar aplicativos por acidente enquanto estivesse em meio a uma ligação: nos testes realizados pelo Baixaki, foram raras as vezes em que o aparelho permaneceu na mesma tela depois da aproximação da orelha até a tela.

O botão localizado na parte superior do HTC Touch T2223 tem a função de ligar o aparelho e desligar o modo de espera. No lado esquerdo da tela há um botão responsável pelo controle de volume do aparelho, que possibilita escolher facilmente entre o modo silencioso ou de vibração. Na parte inferior, sete botões atravessam o aparelho: à esquerda o botão para realizar ou atender ligação e à direita o botão que encerra chamadas ou volta à tela inicial do aparelho. No centro há cinco botões que servem como um substituto para a tela de toque e possibilitam a navegação pelas opções do aparelho como um aparelho celular convencional.

Na parte inferior do aparelho está a entrada para fones de ouvido e a saída mini-USB 2.0, que possibilita a recarga do aparelho ao conectá-lo no computador ou ao utilizar-se um carregador compatível com a tecnologia. Na parte traseira está localizado o alto-falante e a câmera de 2.0 Megapixels, que fica protegida de riscos por estar em um ponto menos elevado do que a tampa do aparelho.

Bateria

A duração da Bateria de íons de lítio do HTC Touch T2223 vai depender muito da forma como o usuário utiliza o aparelho. Os maiores responsáveis pelo consumo de energia do aparelho são o reprodutor de música, a navegação pela internet através de rede Wi-Fi, os jogos e a utilização de diversos aplicativos ao mesmo tempo. Durante os testes realizados pelo Baixaki a bateria apresentou um bom desempenho e, mesmo utilizando de maneira regular o reprodutor de músicas, foi necessário recarregar o aparelho somente após três dias de testes.

Interface do aparelho

Iniciar o aparelho leva um tempo considerávelA primeira impressão do HTC Touch T2223 não é muito positiva devido ao longo tempo de espera até que o aparelho inicie o Sistema Operacional e a interface TouchFLO toda vez em que é ligado. Durante os testes realizados pelo Baixaki foi necessário esperar cerca de cinco minutos até que o aparelho estivesse apto para utilização, tempo que com certeza vai incomodar muita gente. Este tempo pode ser ainda maior quando é conectado um novo cartão SIM ou expansão de memória microSD: até o aparelho detectar o novo dispositivo leva um tempo razoável, no qual o usuário pode chegar a acreditar que há algum problema com o aparelho.

Após o longo período de espera pela inicialização do aparelho é exibida a tela inicial onde ficam atalhos rápidos para a configuração de alarmes, histórico de chamadas e calendário. No canto esquerdo inferior da tela é possível acessar a agenda telefônica e um atalho para a lista de programas mais utilizados pelo usuário.

A interface TouchFLO pode ser utilizada de maneira intuitiva, permitindo que o usuário alterne entre as diversas funções do celular simplesmente arrastando o dedo (ou a stylus) pela tela do aparelho. Os menus disponíveis através da interface são: Contatos, que exibe até 12 números para discagem rápida; Mensagens; Email; Internet; Fotos e vídeos; Música; Tempo; Configurações e Programas, que funciona como forma de reunir atalhos rápidos para a utilização dos aplicativos disponíveis no aparelho. 

Na parte superior esquerda da tela está localizado o botão iniciar do Windows Mobile, que permite o acesso aos aplicativos da família Office Mobile, configurações avançadas e lista de programas disponíveis. Já na parte superior direita são exibidas indicações de conectividade e bateria do aparelho. Além disso, é possível acessar o gerenciador de programas do Windows Mobile, que permite verificar quais aplicativos estão abertos e consumindo memória do aparelho.
Interação problemática com o Windows Mobile

O principal problema do HTC Touch T2223 está justamente na interação entre o Sistema Operacional Windows Mobile e a interface TouchFLO. Como os aplicativos acessados utilizando os dois sistemas nem sempre são os mesmos, é muito fácil se confundir e desperdiçar uma boa quantidade de tempo tentando descobrir como configurar corretamente o aparelho.

Um exemplo disso está na visualização de fotos: enquanto pela interface TouchFLO é possível acessar a câmera fotográfica e o álbum de fotos, não é possível modificar detalhes como a orientação da imagem exibida como plano de fundo do aparelho. Para realizar esta ação é preciso acessar os menus do Windows Mobile para iniciar outro visualizador de imagens ligeiramente diferente, e só então acessar os menus responsáveis pela edição.

A mesma situação se dá durante a reprodução de músicas: enquanto o reprodutor padrão utilizado pelo Windows Mobile é o Windows Media Player, através do TouchFLO é possível usar um programa completamente diferente, com uma interface que lembra os menus de um iPod. Essa série de detalhes faz com que a configuração e utilização avançada do HTC Touch T2223 se torne cansativa e pouco intuitiva para usuários iniciantes: só depois de certo tempo de uso e várias leituras do manual é que se torna possível utilizar todas as funções do aparelho sem maiores problemas.

Aplicativos do aparelho

Os aplicativos que se destacam no Touch T2223 são aqueles pertencentes à família Office Mobile: Excel Mobile, Word Mobile, PowerPoint Mobile e OneNote Mobile. Embora não sejam fortes o bastante para substituir totalmente a utilização de suas contrapartes para computadores pessoais, estes aplicativos permitem uma maior agilidade para o usuário ao permitir que este visualize documentos importantes em qualquer lugar que esteja. Além disso, é possível criar rascunhos ou anotações e depois editá-las utilizando o computador, basta conectar o aparelho através do cabo mini-USB incluído no pacote.

Também estão inclusos no aparelho o Windows Media Player Mobile, que acaba se mostrando uma opção pouco atrativa se comparada ao reprodutor de música próprio do Touch T2223, o Adobe PDF Viewer e duas opções de navegador para internet, o Internet Explorer e o Opera. Para facilitar o acesso aos aplicativos, sem ter de acessar o menu do Windows Mobile, é possível enviá-los para a aba de atalhos do TouchFLO, onde serão exibidos na forma de ícones correspondentes.

Câmera fotográfica e filmadora

Um dos aspectos mais decepcionantes do HTC Touch T2223 é a baixa qualidade da câmera fotográfica do aparelho. O celular possui somente 2 megapixels e foco fixo, o que contribui para  baixa qualidade das imagens resultantes. Somente fotos tiradas em ambientes bem iluminados e próximas ao objeto de interesse podem ser visualizadas de maneira fácil: o mais comum é que em geral as imagens saiam tremidas ou desfocadas.

Imagem feita utilizando o Touch T2223

A opção de filmagem se mostra ainda mais limitada, com resolução máxima de 176x144, que não chega nem a preencher metade da tela do aparelho. Os projetos realizados pelo Baixaki durante os testes resultaram em algo mais semelhante a uma apresentação de slides do que um vídeo, apresentando lentidão durante a exibição e pouca qualidade de imagem.

Navegação na internet

O usuário dispõe de duas opções distintas na hora de acessar a internet pelo Touch T2223, o Opera e o Internet Explorer. Não há nenhuma diferença notável de desempenho entre os dois programas, a não ser uma maior velocidade de carregamento em determinadas páginas pelo navegador da Microsoft. Durante a navegação as páginas são exibidas em tamanho compatível com a tela do aparelho, o que torna quase sempre obrigatória a utilização do sistema de Zoom.

Visão do aparelho aberto

A navegação se dá totalmente através da tela touchscreen: arrastar o dedo ou a stylus pela tela faz com que esta se movimente, e basta o toque em um link para acessá-lo. Infelizmente não há suporte para flash, o que torna a navegação por muitos endereços quase impossível. A conexão utilizada é crucial para uma navegação confortável: usuários da tecnologia EDGE terão grandes problemas - já aqueles que dispõem de uma conexão Wi-Fi poderão navegar tranquilamente.

Conclusão: vale a pena investir no aparelho?

O HTC Touch T2223 se mostra uma opção interessante para quem procura um smartphone com diversas opções de aplicativos e precisar estar conectado à internet em qualquer instante. Infelizmente, como não possui suporte à tecnologia 3G, é difícil recomendar o aparelho para quem pode bancar o preço do iPhone 3G ou 3GS.

O aparelho não pode ser considerado insatisfatório ou ruim, mas sofre de alguns problemas que fazem com que perca pontos quando comparado a alternativas concorrentes da mesma faixa de preço. O principal motivo para decidir pela compra ou não do aparelho tem um nome: Windows Mobile. Caso você consiga se adaptar à interação do Sistema Operacional com o sistema TouchFLO, vai ter uma ótima experiência com o Touch T2223. Caso contrário, se quiser se manter dentro da HTC, o Magic se torna uma opção. A outra é migrar para aparelhos de outras companhias.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes