Google suspende extensões pagas do Chrome por tempo indeterminado

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

29/01/2020 - 04:001 min de leitura

Google suspende extensões pagas do Chrome por tempo indeterminado

Fonte :

Imagem de Google suspende extensões pagas do Chrome por tempo indeterminado no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google iniciou nesta semana o bloqueio temporário de todas as extensões do navegador Google Chrome que envolvam pagamentos — ou seja, que são pagas, possuam assinaturas ou microtransações.

De acordo com a empresa, o motivo é uma investigação interna em andamento a respeito do alto número de "transações fraudulentas" envolvendo as extensões, incluindo golpes que podem prejudicar usuários. Desde o início de janeiro, a quantidade de irregularidades teria subido bastante, obrigando a empresa a tomar medidas mais drásticas.

Desenvolvedores legalizados receberam um email da companhia com o aviso de que os add-ons foram removidos da Chrome Web Store por "não compactuar com as políticas" da empresa. Todos teriam tentado enviar atualizações ao sistema da Google, recebendo no lugar o aviso da suspensão. Nesses casos, não se sabe ainda se foram detectadas irregularidades ou se o banimento foi resultado de um falso positivo.

Por enquanto, não há uma previsão para que a suspensão seja encerrada. Ela ficará em vigor até a Google encontrar melhores soluções de monitoramento, mas a companhia ainda não detalhou quais são as tais "operações fraudulentas" movimentadas. Vale lembrar que a companhia já iniciou também uma fase de transição para acabar com alguns apps do Chrome.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também