Youtuber tenta enviar Apple AirTag para Coreia do Norte em teste

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

09/12/2021 - 06:001 min de leitura

Youtuber tenta enviar Apple AirTag para Coreia do Norte em teste

Fonte :  Apple 

Imagem de Youtuber tenta enviar Apple AirTag para Coreia do Norte em teste no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O youtuber conhecido como "MegaLag" continua testando ao máximo a capacidade de rastreamento das etiquetas inteligentes AirTags, da Apple. Em julho deste ano, ele contou como enviou quatro pacotes para destinos diferentes — a sede da Apple nos EUA, uma fábrica da SpaceX e dois para um prédio na Coreia do Norte — e obteve resultados surpreendentes.

O pacote enviado para a própria empresa que fez as AirTags voltou com uma carta escrita um assistente do CEO da companhia, Tim Cook, enquanto o da companhia de exploração espacial foi para um centro de reciclagem.

AirTag.AirTag.

Já os da Coreia do Norte tiveram um destino diferente: a DHL, empresa responsável pelo envio, alega que "perdeu" a encomenda, com ela indo parar na China. Ainda assim, em seu site, ela afirma que entrega normalmente para o país.

Desconfiado da situação, MegaLag resolveu tentar novamente fazer o envio, desta vez para obter duas respostas: se é possível mesmo enviar pacotes para um país tão fechado, como a DHL alega, e se as AirTags serão capazes de manter o rastreamento ligado nessas condições.

Mais uma tentativa

Meses depois, veio o segundo teste: MegaLag tentou novamente enviar um pacote com uma AirTag para a Coreia do Norte. O resultado foi parecido: o pacote não chegou ao país, desta vez com mensagens sobre "bloqueios postais" e restrições da pandemia da covid-19.

MegaLag então fez todo o processo burocrático para descobrir onde um dos pacotes estava, mais especificamente a encomenda que foi direcionada para Pequim, na China, e meses depois não teve o seu sinal atualizado. Ele tentou contatar a companhia, mas recebeu emails que pareciam automatizados e pareciam destinar ele sem muitas opções a pedir o reembolso.

A suspeita do youtuber é que a DHL, ao perder uma encomenda, prefere fazer o reembolso completo ao consumidor do que efetivamente procurar os pacotes em seus parceiros de logística.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também