Igreja Batista da Lagoinha inaugura templo no metaverso

Por André Luiz Dias Gonçalves

22/04/2022 - 10:302 min de leitura

Igreja Batista da Lagoinha inaugura templo no metaverso

Fonte :  Shutterstock 

Imagem de Igreja Batista da Lagoinha inaugura templo no metaverso no tecmundo

A Igreja Batista da Lagoinha, que possui mais de 600 unidades no Brasil e em outros países, agora também está no metaverso. No último dia 13, ela inaugurou o primeiro templo religioso brasileiro na plataforma de realidade virtual, onde realiza cultos com a estrutura de uma igreja convencional.

Intitulada “Lagoverso”, a versão virtual da igreja evangélica conta com pastores e moderadores responsáveis por realizar a evangelização, assim como acontece nos templos físicos. Por meio de avatares, eles podem conversar com os usuários e fazer orações, segundo a instituição, disponibilizando ainda alguns eventos exclusivos.

Todas as interações acontecem por meio da plataforma AltSpace VR da Microsoft, que pode ser acessada somente pelo computador (há aplicativo para Windows e macOS), no momento. Os fiéis também têm a opção de participar dos cultos no metaverso utilizando o Oculus Quest VR da Meta (os óculos de realidade virtual não são obrigatórios).

A igreja no metaverso também pode ser acessada com óculos de realidade virtual.A igreja no metaverso também pode ser acessada com óculos de realidade virtual.

O projeto foi criado pela Lagoinha Orlando Church, unidade da igreja que fica na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da “Lagoplay”, ministério da denominação dedicado às inovações tecnológicas, cujo templo virtual inclui ainda inclui espaço para interação com jogos, área de recreação infantil, palestras, shows e outras atividades.

Conversões no primeiro culto online

A celebração de inauguração do templo da Igreja Batista da Lagoinha no metaverso contou com a participação de mais de 150 pessoas, em forma de avatar. Pelo menos 10 dos participantes se converteram durante o culto na plataforma, de acordo com o pastor André Valadão, que ministrou o primeiro encontro virtual.

Mas também houve reações negativas à novidade, já utilizada em reuniões, treinamentos e outras atividades. Em comentários nas redes sociais, alguns fiéis se mostraram resistentes à tecnologia, afirmando que ela pode incentivar as pessoas a abandonar os templos físicos. Os cultos no metaverso podem ser acompanhados pela página do Lagoverso.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também