Google Tradutor: como usar o app offline no Android e iOS

Por Rodrigo Estevam Barbosa

31/05/2022 - 13:002 min de leitura

Google Tradutor: como usar o app offline no Android e iOS

Fonte :  Tecmundo/Google/Reprodução 

Imagem de Google Tradutor: como usar o app offline no Android e iOS no tecmundo

O aplicativo Tradutor do Google permite aos usuários traduzir palavras, termos, frases e textos em tempo real a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo muito útil em viagens para o exterior ou pesquisas envolvendo outros idiomas. O app está disponível para dispositivos móveis como celulares Android, iPhone e iPad.

Para ter acesso a outras línguas mesmo quando não estiver conectado à internet, porém, é preciso efetuar algumas configurações que, por sorte, são bem simples, rápidas e fáceis de efetuar.

Como usar o Google Tradutor offline

Para usar o Tradutor do Google offline, é preciso tê-lo instalado no seu telefone e baixar os idiomas que deseja quando não estiver mais conectado à internet. Quando for baixar quaisquer línguas adicionais, lembre-se de estar preferencialmente logado a uma rede Wi-Fi para evitar o uso da sua franquia de dados móveis.

Usando o Google Tradutor offline no Android

Baixar idiomas para traduzir termos, frases e textos totalmente offline no Android é muito simples e rápido. Abaixo, você confere exatamente como você pode fazer o download de quaisquer línguas disponíveis no app do Google.

  1. Abra o aplicativo Google Tradutor;
  2. Toque na sua imagem de perfil e selecione "Idiomas transferidos por download";
  3. Na lista disponibilizada pelo app, toque no idioma que deseja fazer download;
  4. Uma mensagem de confirmação será exibida, selecione "Fazer o download";
  5. O idioma baixado agora estará disponível para uso offline.

Você pode baixar e usar diversos idiomas totalmente offline usando o Google TradutorVocê pode baixar e usar diversos idiomas totalmente offline usando o Google Tradutor

Existe a possibilidade de alguns idiomas disponibilizados no app não estarem disponíveis para download e uso offline. Nestes casos, é necessário estar conectado à rede de dados móveis ou a alguma rede Wi-Fi para traduzir palavras e frases.

Como usar o Google Tradutor no iOS offline

Embora o Android seja o sistema operacional mobile oficial do Google, a empresa também disponibiliza seus apps para outros dispositivos como os da Apple. Por isto, é possível usar, entre outros aplicativos, o Tradutor do Google no iOS.

A seguir, você confere o passo-a-passo para usar o aplicativo Google Tradutor offline no iPhone e no iPad.

  1. Abra o app Tradutor do Google;
  2. Toque na parte superior da tela;
  3. Na lista exibida na tela, toque no ícone do idioma que deseja usar offline;
  4. Confirme o download do idioma;
  5. Quando o download estiver concluído você já poderá usar o idioma offline.

Assim como no Android, no iOS também é possível que alguns idiomas não estejam disponíveis para download. Vernáculos que não podem ser baixados ainda podem ser usados no app, mas para isto é necessário estar online em uma rede móvel ou Wi-Fi.

Gerenciando idiomas

Além de baixar diferentes linguagens, é possível excluir idiomas que você não deseja mais utilizar (ou que não quer mais que continuem disponíveis offline). Para isso, o procedimento é basicamente o mesmo, mas em vez de selecionar uma língua para baixar, você deve tocar no idioma que deseja apagar (ou pressionar o ícone de lixeira).

Você pode excluir ou atualizar idiomas baixados no appVocê pode excluir ou atualizar idiomas baixados no app

Por fim, você também pode atualizar idiomas baixados caso novas versões do arquivo estejam disponíveis. Quando um vernáculo recebe modificações, o app Tradutor mostra a opção de "Atualizar". Selecione esta opção para manter os idiomas baixados no app sempre em dia e ter as melhores traduções possíveis no aplicativo do Google.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Fontes