Golpe pelo WhatsApp promete frigobar com cervejas da Heineken

Por Carlos Palmeira

16/09/2022 - 06:102 min de leitura

Golpe pelo WhatsApp promete frigobar com cervejas da Heineken

Fonte :

Imagem de Golpe pelo WhatsApp promete frigobar com cervejas da Heineken no tecmundo

Vários usuários relataram nos últimos dias nas redes sociais que estavam recebendo mensagens de uma promoção que prometia entregar um frigobar com cervejas da Heineken. A ação estava sendo realizada pelo WhatsApp e se trata de um golpe.

No modus operandi, os golpistas enviam mensagens convidando a pessoa a participar da suposta promoção. Na mensagem havia um link com um formulário, que deveria ser preenchido por completo para garantir a participação.

Para dar a sensação de urgência, o formulário tinha as inscrições de que a oferta era válida somente por 500 segundos (aproximadamente 8 minutos), já que quem passasse esse tempo perderia a oportunidade. Confira, abaixo, relatos sobre o caso.

O golpe se chama “Promoção Heineken Oktoberfest 2022”. “Faça o teste, encontre o prémio [sic] escondido e ganhe um Mini Frigorífico cheio de Cerveja Heineken. Restam 247 prêmios”, mostra uma captura de tela.

Quem assinalou o formulário, acabou colocando os dados pessoais em risco, já que a promoção falsa exigia dados sensíveis. E como muita gente não sabia do que se tratava, acabou compartilhando o link encurtado para outras pessoas.

Esse tipo de golpe cibernético se chama phishing. Utilizando plataformas e sites falsos, que parecem reais, os golpistas conseguem enganar as vítimas a entregarem informações como dados do cartão de crédito, CPF e mais.

Heineken desmente

Com a multiplicação das conversas sobre a suposta promoção, a Heineken se pronunciou sobre o caso. Além de responder usuários de redes sociais que estavam marcando e cobrando a marca, a empresa divulgou uma nota sobre a situação.

“Recebemos denúncias sobre sites e promoções falsos, em nome da Heineken Brasil e Grupo Heineken, anunciando promoções e brindes em nome da marca. Esclarecemos que a marca e o Grupo não realizam promoções deste tipo, via WhatsApp, e nem contatam consumidores de forma ativa”, diz trecho da nota.

A empresa de bebidas alcoólicas ainda ressalta que as pessoas não devem compartilhar dados pessoais sem antes verificar a fonte e ficar atenta se está conversando com os canais oficiais de comunicação das marcas.


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Veja também


Fontes