Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet?

Por Maura Martins

04/01/2024 - 05:003 min de leitura

Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet?

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet? no tecmundo

Se a internet da sua casa estiver mais lenta que o normal, ou se a sua franquia de celular está esgotando mais rápido que o esperado, pode ser que algo bem desagradável esteja acontecendo: alguém esteja roubando o seu Wi-Fi.

Além de ser uma atitude anti-ética e mesmo criminosa, saiba que esta é uma situação que pode apresentar riscos para você. Como o seu IP é público, quando alguém rouba a sua internet, ele pode ser usado para práticas ilícitas que ficarão registradas sob o seu nome.

Para conferir se isso está acontecendo com você, confira as dicas que preparamos.

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi?

Para tirar a dúvida, é importante saber quais são as pistas que indicam que sua internet está sendo surrupiada por alguém. A seguir, entenda quais são os indicativos de que isso está acontecendo.

1. Internet lenta

Dependendo do seu provedor, é esperado que, eventualmente, sua internet fique mais lenta. Pode ocorrer, por exemplo, por conta de instabilidades no sinal ou no tempo. Mas se você já seguiu os protocolos básicos (reiniciou o roteador, arrumou as antenas, etc.) e a situação permanece, pode ser um sinal do roubo.

Para verificar, desligue todos os aparelhos que estão ligados no Wi-Fi e acesse o aplicativo do roteador com seu smartphone. Se aparecer que há algum consumo de banda de internet naquele momento, é provável que alguém esteja roubando sua internet.

2. Presença de dispositivos que você não conhece

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Entre nas configurações do seu roteador e olhe todos os dispositivos que estão conectados na sua rede. Caso haja algum que você não reconhece, é bem provável que aquele seja o aparelho do ladrão.

Alguns roteadores não conseguem identificar qual é o modelo do dispositivo intruso, dificultando que você entenda se há algum aparelho estranho conectado. Para driblar esse problema, o ideal é baixar programas específicos que ajudam a identificar os aparelhos ligados na sua rede.

3. Avisos de spam

Outro sinal de que a sua internet pode estar sendo surrupiada é você começar a receber muitos alertas de spam. Ocorre que esses alertas são mecanismos de defesa de alguns sites para tentar evitar ataques, filtrando os bots.

Se isso começar a acontecer com muita frequência, pode ser que sua rede esteja sendo usada por outras pessoas que estão utilizando o seu IP.

4. Anúncios estranhos

Hoje em dia, os anúncios que aparecem para nós quando navegamos na internet são extremamente direcionados: eles se baseiam no nosso perfil de usuário e nas coisas que visualizamos e clicamos.

Por isso, um possível sinal de que seu IP está sendo usado por outras pessoas é começar a receber muitos anúncios que fogem do seu perfil. Digamos, por exemplo, que você é um homem e comece a receber muitos anúncios ligados a gestantes e produtos para bebês: existe a forte possibilidade de que alguém que procura este tipo de conteúdo esteja usando a sua internet.

5. Sinal das luzes do roteador

Siga esse protocolo: desligue todos os aparelhos do seu Wi-Fi, espere uns minutos e veja o comportamento do seu roteador. Se por acaso as luzes ficarem piscando freneticamente, é um sinal de que pode haver um invasor.

Como evitar que seu Wi-Fi seja roubado?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se você quer evitar passar por esse tipo de situação, o mais indicado é adotar atitudes de prevenção. A seguir, confira as melhores formas de driblar este incômodo.

1. Use senhas fortes

Para evitar que outras pessoas acessem seu Wi-Fi, a estratégia mais básica é sempre usar senhas fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais. Você pode usar também gerenciadores de senha que administrarão o sistema para você, aumentando ainda mais a proteção.

2. Desative o WPS

O recurso WPS (Wi-Fi Protected Setup) faz com que você não precise de senha para conectar seus dispositivos. Só que o WPS se conecta por um código PIN de oito números que pode ser descoberto facilmente a partir de alguns programas. Por isso, a forma mais segura de usar seu roteador é desativando essa opção.

3. Faça bloqueio de dispositivos intrusos

Caso você queira realmente potencializar sua segurança, você pode programar seu roteador para que apenas os dispositivos autorizados possam se conectar à rede. 

Assim, cada vez que um aparelho externo tentar se conectar, a conexão será negada. Apenas quando você desativar o bloqueio que um novo gadget conseguirá acessar seu Wi-Fi.

4. Sempre atualize o roteador 

Lembre-se sempre de instalar as últimas atualizações do seu roteador. Isso porque os fabricantes estão sempre atentos a falhas de segurança e oferecendo novos firmwares que ajudam a evitar problemas constatados pelas empresas.

Se o seu aparelho for muito antigo e não tiver mais atualizações, considere comprar um modelo mais recente para assegurar que a sua proteção esteja sempre em dia.

Curtiu esse conteúdo? Fique sempre ligado aqui no TecMundo para conferir as melhores dicas do mundo da tecnologia.


Por Maura Martins

Especialista em Especialista

Jornalista, professora e editora do portal de jornalismo cultural Escotilha.


Veja também