X (antigo Twitter) bloqueia pesquisas sobre Taylor Swift após imagens explícitas de IA viralizarem

Por Igor Almenara Carneiro

29/01/2024 - 06:152 min de leitura

X (antigo Twitter) bloqueia pesquisas sobre Taylor Swift após imagens explícitas de IA viralizarem

Fonte :  Igor Almenara/TecMundo 

Imagem de X (antigo Twitter) bloqueia pesquisas sobre Taylor Swift após imagens explícitas de IA viralizarem no tecmundo

Imagens explícitas geradas por inteligência artificial (IA) da cantora Taylor Swift viralizaram no X, antigo Twitter, recentemente. Como contramedida, a plataforma bloqueou pesquisas relacionadas à artista.

Segundo o The Verge, uma das publicações já atingiu mais de 45 milhões de visualizações, 24 mil republicações e centenas de milhares de curtidas. Somente 17 horas depois do post, a conta responsável em questão foi suspensa por violar regras da plataforma.

O X, antigo Twitter, tenta conter a circulação das imagens falsas.O X, antigo Twitter, tenta conter a circulação das imagens falsas.

Dias depois, algumas das imagens falsas ainda circulavam pela rede social. O The Verge apontou que o termo "Taylor Swift AI" se tornou um dos tópicos mais discutidos em algumas regiões.

A apuração do site 404 Media concluiu que as imagens surgiram de um grupo no Telegram, em que são compartilhadas imagens explícitas de famosos geradas por IA. O grupo utiliza o programa Microsoft Designer para criar os arquivos.

X se manifesta sobre o conteúdo

Frente a popularização do conteúdo falso, o X se manifestou por meio de um dos perfis oficiais da plataforma.

"A publicação de imagens de nudez não consensual é estritamente proibida no X e temos uma política de tolerância zero em relação a esse tipo de conteúdo. Nossas equipes estão removendo ativamente todas as imagens identificadas e tomando as medidas apropriadas contra as contas responsáveis por publicá-las", explicou a empresa. 

"Estamos monitorando de perto a situação para garantir que quaisquer violações futuras sejam resolvidas imediatamente e que o conteúdo seja removido", complementou.

Como medida mais drástica, o X bloqueou pesquisas relacionadas à cantora, confirmou o chefe de operações comerciais, Joe Benarroch, ao jornal BBC. Segundo o executivo, essa é uma ação temporária para priorizar segurança na rede.

Nesta segunda-feira (29), caso o usuário tente pesquisar por "Taylor Swift" usando o mecanismo de busca do X, será encaminhado para uma tela de erro.

O X bloqueou buscas relacionadas a Taylor Swift de forma temporária.O X bloqueou buscas relacionadas a Taylor Swift de forma temporária.

A base de fãs de Taylor Swift criticou o X pela demora na reação aos posts, e por alguns deles ainda estarem disponíveis na plataforma. Como contramedida, a comunidade tentou esconder as imagens com clipes reais da cantora usando hashtags.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também