TV é o 2° aparelho mais usado para acessar a internet no Brasil, diz IBGE

Por Igor Almenara Carneiro

19/08/2024 - 16:252 min de leitura

TV é o 2° aparelho mais usado para acessar a internet no Brasil, diz IBGE

Fonte : GettyImages

A smart TV é o segundo dispositivo mais usado por brasileiros para acessar a internet, revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE. Cerca de 49,8% da população usa o aparelho para conectar à rede.

Entre 2022 e 2023, o número de pessoas que usa a TV para acessar a internet aumentou 2,3 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, a conexão por computador diminuiu significativamente desde 2016, chegando a 34,2% no ano passado.

Em primeiro lugar, como é de se esperar, está o celular: cerca de 98,8% dos entrevistados usa o portátil para acessar a internet. O uso do tablet, porém, não mudou entre 2022 e 2023, mantendo-se em 7,6% — o menos utilizado do grupo.

A Smart TV é o segundo dispositivo mais utilizado por brasileiros para acessar a internet.
A Smart TV é o segundo dispositivo mais utilizado por brasileiros para acessar a internet. (Imagem: Getty Images)

O uso da TV para acessar à internet cresceu significativamente desde 2016. Naquele ano, somente 11,3% dos entrevistados utilizava o eletrodoméstico para se conectar a internet. Na pesquisa de 2019, o número mais que dobrou, chegando a 32,2%.

A TV é o segundo dispositivo mais utilizado para acessar a internet.
A TV é o segundo dispositivo mais utilizado para acessar a internet. (Imagem: IBGE/Reprodução)

A pesquisa avaliou hábitos dos consumidores, chegando a levantar quantos estudantes da rede pública e da rede privada utilizam a internet: ao todo, 89,1% dos alunos de instituições públicas estão conectadas, enquanto a rede privada mantém 97,6%.

O levantamento também mostrou as principais finalidades da internet no dia a dia. Assistir a programas, séries e filmes é a atividade mais comum, chegando a 87,6%; seguido por redes sociais (83,5%); e músicas, rádio e podcast em terceiro (82,4%).

A PNAD Contínua entrevistou 186,9 milhões de pessoas. Do grupo, apenas 12% não acessaram a internet nos últimos três meses.

 

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também